ESTUDE NA UNIT
MENU

Sentença sob o olhar acadêmico da Unit

Como parte da programação do Congresso de Direito, acadêmicos promovem um júri simulado baseado em fatos verídicos

às 19h40
O juiz de Direito Manuel Costa Neto
O juiz de Direito Manuel Costa Neto
Norman Araújo reconhece a importância do Juri simulado
Promotor de Justiça aposentado Raul José Vieira Neto ao lado do coordenador Eduardo Macedo
Compartilhe:

Funcionando há cerca de um ano na sala 9 do bloco D, no Campus Farolândia, o Laboratório de Práticas Jurídicas II foi oficialmente inaugurado na tarde desta terça-feira, 13, com a realização de um Júri Simulado.

“Resolvemos fazer uma solenidade simbólica de inauguração oficial do Tribunal do Júri. Para isso convidamos o professor e juiz de Direito atuante Manuel Costa Neto, o promotor de Justiça aposentado Raul José Vieira Neto e o professor Rivaldo Salvino, que é advogado criminalista atuante, para atuar hoje no Tribunal do Júri”, explica o coordenador do curso, professor Eduardo Macedo.

Com base no trabalho desses três profissionais atuantes nessa área do Direito Criminal e com o apoio dos alunos que formam o conselho de sentença, e também baseada num caso concreto e verídico de uma ação criminal trazida do Fórum de São Cristóvão, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer de forma prática como são realizadas as sessões do Tribunal do Júri.

Ao comentar sobre a ação acadêmica realizada com base em dados concretos de uma ocorrência criminal, o promotor de Justiça aposentado Raul José Vieira Neto salientou tratar-se de um exercício positivo. “Desta forma os alunos têm condições de presenciar e vivenciar de perto a atividade do júri, que é bastante diferente daquilo que ocorre na sala de aula. Aqui eles acompanham passo a passo o desenvolvimento do júri, a atuação do magistrado, a atuação do Ministério Público e da defesa, com base num processo verdadeiro que foi julgado na Comarca de São Cristóvão”, lembra o promotor.

Para o acadêmico do 10º período, Norman Araújo, o Júri Simulado representa uma grande oportunidade que sua turma colocou em prática com o integral apoio da Unit. “A ideia do Júri Simulado é justamente aproximar os alunos de Direito da atividade da área penal. Com as presenças dos convidados, pegamos um processo real e trouxemos para dar conhecimento a todos esses alunos participantes do Congresso que será aberto oficialmente na noite de hoje”, afirma Norman Araújo.

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: