ESTUDE NA UNIT
MENU

Um dia para a Livre Iniciativa

Durante toda a manhã do sábado, 19, a comunidade aracajuana recebe da Unit atendimento gratuito

às 18h43
Comunidade participativa
Comunidade participativa
Ação de prevenção
Compartilhe:

As coordenações dos cursos de Fisioterapia, Estética e Cosmética, Medicina, Odontologia, Biomedicina, Enfermagem, Comunicação Social, Psicologia e Pedagogia estão, junto com seus alunos, ultimando a programação para atendimento à comunidade sergipana na manhã do próximo dia 19, quando ocorre, na Praça de Eventos Hilton Lopes, o Dia da Livre Iniciativa.

Logo cedinho, a partir das 8 horas, todos os docentes e acadêmicos envolvidos com a programação passa a oferecer à comunidade serviços básicos de atenção à saúde e à cidadania, uma vez que nesta mesma manhã é possível aos interessados confeccionar a primeira Carteira de Identidade ou mesmo renovar o documento. Este serviço é oferecido pela Secretaria de Segurança Pública através do Instituto de Identificação, numa parceria com a Unit desde a primeira edição do evento, há sete anos.

A fase de preparativos para a edição 2015 está acelerada, revela a professora Cristiane de Souza Santana Lima, responsável pela coordenação das ações extensionistas durante a manhã do dia 19. A docente lembra que o Dia da Livre Iniciativa representa um importante momento para que a população receba gratuitamente orientações sobre procedimentos de saúde e encaminhamentos para setores específicos da instituição a exemplo da Clínica Odontológica, do Centro de Reabilitação, da Clínica de Psicologia; ou mesmo na área jurídica, do Núcleo de Práticas Jurídicas, onde o indivíduo recebe atendimento especializado sobre questões judiciais.

“É uma manhã onde milhares de alunos, acompanhados por seus professores, estabelecem um contato direto com a comunidade, colocando em prática tudo o que aprendeu em sala de aula”, salienta o coordenador de Extensão da Unit, professor Geraldo Calasans.

Principais serviços oferecidos à população:

– Exames de glicemia;

– Atendimento individual com orientação de higiene bucal e escovação supervisionada;

– Atendimento individual a gestantes, mães, crianças e bebês com avaliação clínica de bebês e orientação sobre a Clínica de Bebês;

– Atividade lúdica com crianças, pintura de desenhos temáticos sobre escovação e saúde bucal;

– Análise de percentual de gordura corporal;

– Aferição de pressão arterial;

– Orientações sobre: prevenção ao câncer de colo e mama, prevenção de DST/AIDS, e orientações sobre planejamento familiar;

– Orientações jurídicas, etc.

Compartilhe: