ESTUDE NA UNIT
MENU

Manhã cidadã do São Braz

A Diretoria de Extensão da Universidade Tiradentes mobilizou sua equipe para uma ação de atenção à comunidade no povoado São Braz, município de Nossa Senhora do Socorro

às 00h30
Logo que foram iniciados os serviços extensionistas na manhã do sábado, 30, moradores da comunidade São Braz se dirigiram para o grupo escolar onde receberam de professores e alunos dos cursos de Medicina, Farmácia, Biomedicina, Enfermagem, Odontologia e Educação Física orientações e atendimentos específicos a cada uma das habilidades.
Manhã cidadã no São Braz
Manhã cidadã no São Braz
Professora Luciana, de camisa amarela, conduzindo a Caravana do Meio Ambiente
Professores Cristiane Santana e Luciano Pena
Atividades esportivas atraíram a criançada
Moradores satisfeitos com a ação posam para foto
Lucicleide Feitosa Lima e seus filhos, durante atendimento médico
A satisfação de Vadilson de Santana ao ser atendido
Exame de lâmia e orientação sobre DSTs
Compartilhe:

A atividade de extensão contou também com a participação participou da coordenação do Projeto Conduta Consciente dando início à Caravana do Meio Ambiente. A caravana percorre até o dia 12, cinco outros municípios num importante trabalho de conscientização sobre o uso adequado do espaço e sobre a reutilização de produtos comumente descartados como lixo.

Na opinião da professora Cristiane Santana, responsável pela condução da manhã cidadã, o momento é bastante significativo porque é aonde o aluno vai dar seu testemunho de tudo a que aprendeu em sala de aula para socializar com a comunidade. “É o momento de se humanizar e buscar aprimorar seus conhecimentos com a comunidade e de extrair o melhor dela. Extensão é isso: o enriquecimento do aprendizado em comunidade” reforça a docente.

Vadilson de Santana é morador no povoado e logo que soube da ação procurou atendimento. Ele reconhece a dificuldade em marcar uma consulta e revela que são poucas as oportunidades de saber sobre seu estado de saúde. “Acho muito importante a presença de vocês aqui, pois quase não temos atenção devida. Aqui tenho a chance de saber como anda a minha saúde”.

Opinião semelhante manifesta a senhora Lucicleide Feitosa Lima. Mãe do pequeno Ézio Rafael de apenas dez meses e de dois outros meninos, ela considera a ação da Unit muito importante para a comunidade. “Não tenho como acordar de madrugada para levar os meninos ao posto de saúde. A presença de vocês aqui representa um grande alívio”, revela a moradora.

No que se refere ao meio ambiente, a professora Luciana Rodrigues coordenadora do Programa Conduta Consciente afirma que a Caravana do Meio Ambiente começou bem as comemorações pela passagem do dia do Meio Ambiente levando aos moradores informações básicas e educativas sobre a utilização de material reciclável. “O momento é muito rico onde podemos sair dos muros da instituição e contribuir de forma efetiva para a comunidade”.

Para o Diretor de Extensão do Grupo Tiradentes, professor Luciano Pena a ação extensionista desenvolvida na manhã do sábado no povoado São Braz representa apenas uma das inúmeras ações que sua diretoria promoverá durante o ano letivo. “Acredito na extensão além dos muros da universidade, feita em parceria com a comunidade local, circunvizinhos, favorecendo e dando apoio à população. Esse é o grande papel da extensão”, opina o professor Luciano.

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: