ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit na 6ª semana de Nutrição

Nessa versão a Jornada busca discutir ações que proporcionem ao indivíduo melhor qualidade de vida

às 17h37
Professor Hugo Xavier abre a jornada
Professor Hugo Xavier abre a jornada
Doutora Marina discute a questão nutricional e o envelhecimento
O público prestigia com atenção o tema abordado
A Diretora de Adjunta de Graduação, professora Lenalda Morais fala sobre a importância da jornada
Compartilhe:

Com uma programação voltada para discussão sobre o Planejamento Nutricional e suas estratégias para a promoção da saúde, teve início na noite desta quarta-feira, 26, no auditório do bloco G, no Campus Farolândia e prossegue até amanhã, 28, a 6ª Jornada de Nutrição da Unit e o 2º Encontro de egressos da instituição.

O coordenador do curso, professor Hugo Xavier, considera que no momento em que o tempo vem de encontro às tarefas diárias executadas pelos indivíduos, é importante trazer para discussão entre palestrantes, professores e acadêmicos a questão do planejamento nutricional. “Ele requer tempo, dedicação e paciência do paciente com o profissional Nutricionista para que as dietas tenham efeitos e alcancem seus objetivos. É isso que estamos trabalhando na academia com nossos discentes, através dos docentes considerando que um planejamento nutricional bem feito resulte em êxito para o paciente”, salienta o professor Hugo.

E já na conferência de abertura, apresentada pela doutora Marina Rodrigues Barbosa, o tema motivou a participação efetiva dos alunos da casa e de outras instituições. Ela falou sobre Alterações fisiológicas e nutricionais do envelhecimento. Trata-se de um tema que permeia o interesse de muitos estudantes, pois, significa um viés profissional bastante promissor. Como envelhecimento da população brasileira, hoje com uma taxa estimada em 10% de pessoas idosas, sendo que em Sergipe 9%, em poucos anos o desenvolvimento de ações específicas para essa faixa etária terá um amplo campo de atuação profissional.

“É sabido que no processo de envelhecimento há uma série de alterações das células e do organismo como um todo e que provocam reflexo nas questões nutricionais. Entre elas, a perda de massa magra, musculatura que é reduzida ao longo das décadas. Tudo isso acarreta na redução do gasto de energia e, portanto, maior facilidade de ganhar peso. Trata-se de um aspecto bastante relevante para a questão nutricional”, explica a palestrante. Ela acrescenta que a perda do paladar faz com que o indivíduo reduza a capacidade de sentir os sabores, ocasionando uma redução da busca pelo alimento, também prejudicando o estado nutricional.

A diretora Adjunta de Graduação da Unit, professora Lenalda Morais salienta que toda jornada representa um importante momento para os alunos em cada um dos cursos ofertados. “É quando eles relacionam o que aprendem em sala de aula com as discussões que os palestrantes trazem”.

O Coordenador de Extensão, professor Geraldo Calasans lembra que as jornadas dos cursos representam um item importante no calendário da instituição. “É o momento de interação entre profissionais e alunos da própria instituição e até da comunidade acadêmica de outras instituições”, aponta. Como sendo um momento importante para aquisição de novos conhecimentos.

Veja mais fotos de Marcelo Freitas. Acesse aqui.

Compartilhe: