ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit realiza 12ª Seminfo

Discutir os constantes avanços da tecnologia é um dos objetivos da 12ª Semana de Informática da Unit.

às 18h06
Methanais Colaço falou sobre as Perspectivas de Futuro
Methanais Colaço falou sobre as Perspectivas de Futuro
A coordenadora dos cursos, professora Jennifer fala sobre a a abertura do evento
Participantes da Seminfo
Compartilhe:

Iniciada na terça-feira, 8, com a realização de minicursos que ocupam diversos laboratórios do campus Farolândia, a Seminfo foi aberta oficialmente na noite desta quarta-feira, 9, destacando em sua atual versão o tema “Internet das Coisas”. O evento contempla alunos dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Redes de Computadores e Sistemas para Internet; além de professores, palestrantes convidados, e a comunidade em geral que tenha afinidade com uma vasta programação composta por minicursos, palestras e campeonatos.

Para a coordenadora, professora Jennifer Toledo, a programação desse ano é diferenciada uma vez que, além das palestras e minicursos, está sendo lançado um campeonato de programação com o propósito de formar equipes que possam ser inseridas em competições internacionais.

“Há, também, o campeonato para desenvolvimento de aplicativo mobile e trabalhos voltados à parte de rede, configurações, instalações. Esse é o momento em que oferecemos à nossa comunidade acadêmica o diferencial com a presença de profissionais que abordem em suas palestras temas atuais e de interesse comum que façam o diferencial de mercado”, justifica a professora Jennifer.

O primeiro palestrante da noite, doutor na área de Inteligência Aplicada à Gestão e à Engenharia de Software, Methanais Colaço, evidenciou como tema “Perspectivas de Futuro e Habilidades Indispensáveis para Business Intelligence”. Segundo ele é importante apresentar para a academia a forma como as empresas vêm trabalhando e gerenciando seus negócios diante de um mar de informações oferecidas pela internet e pelas redes sociais. “É necessária uma discussão sobre o que pode ser feito para aumentar a inteligência dessas informações nas organizações, de forma a apoiar a decisão dos administradores”, revela o palestrante salientado. Em sua fala ele procura mostrar aos alunos como a tecnologia auxilia nesse procedimento.

Ao falar sobre gerenciamento de servidores virtualizados no ambiente do Banese, o Analista de Sistemas e um dos palestrantes da noite, Rafael Nunes, salientou que um dos temas mais abordados quando se trata de estrutura de datacenter é a área de virtualização. Baseado numa solução adquirida pelo Banese, ele que é egresso da Unit, trouxe para a academia sua experiência aplicada na instituição financeira.

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: