ESTUDE NA UNIT
MENU

99 anos do ITPS: Pró-reitor é homenageado em solenidade

Solenidade festiva ao ITPS homenageou personalidades que contribuem com o cenário científico-tecnológico sergipano

às 19h50
Fotos: Assessoria ITPS
Compartilhe:

Em celebração ao aniversário de 99 anos do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) – órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e da Tecnologia (Sedetec), um evento celebrativo foi feito no último dia 21 para a entrega da medalha “Professor Antônio Tavares Bragança”. 

O objetivo foi celebrar os 99 anos de ITPS, homenageando pessoas e instituições que tenham se destacado pela atuação em prol do desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação em Sergipe. Dentre elas, a Universidade Tiradentes, que foi representada pelo Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professor doutor Diego Silva Menezes, que também é presidente do Instituto de Tecnologia e Pesquisa e vice-presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI).

“O ITPS tem uma participação decisiva no estágio do desenvolvimento econômico do estado de Sergipe. Foi aqui que foram desenvolvidas as pesquisas mais importantes dos minerais, a exemplo do mapeamento das jazidas de calcário, que culminou com a implementação da indústria cimenteira, e das reservas de potássio e magnésio, essenciais à instalação das indústrias petroquímicas. O instituto também foi berço do ensino e da prática da química em Sergipe e se mantém até os dias atuais com a função de contribuir para a formação de novos pesquisadores e de mão de obra qualificada”, pontuou o diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade.

Homenageados

Além do representante da Unit, também foram homenageadas personalidades como o professor doutor Lucindo José Quintans Júnior e o professor doutor Lysandro Pinto Borges, pesquisadores de reconhecimento nacional e associados à Universidade Federal de Sergipe (UFS); e Clemisson da Silva Araújo, químico industrial e ex-presidente do ITPS. 

Entre os órgãos agraciados pela Medalha de Incentivo à Ciência e Tecnologia ‘Professor Antônio Tavares de Bragança’ estavam o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Ministério Público de Sergipe (MPSE), Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT/SE), Sergipe Parque Tecnológico (Sergipetec), Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Instituto de Análises e Pesquisas Forenses (IAP).

O reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, acompanhou a solenidade ao lado de outras autoridades, como o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Sérgio Freitas; o secretário José Augusto, da Sedetec; o procurador-chefe do MPT/SE, Alexandre Alvarenga; o subprocurador do MP/SE, Ernesto Melo; o presidente do TJ/SE, desembargador Edson Ulisses de Melo; o reitor da UFS, Valter Joviniano.

 

ITPS

O ITPS foi criado em 27 de junho de 1923, no governo Graccho Cardoso, com objetivo de melhorar os métodos de produção de açúcar em Sergipe, base da economia na época, formar profissionais capacitados para introdução de formas modernas de cultivo, e orientar laboratórios e indústrias. O gestor acreditava que a intervenção da ciência era a solução dos problemas que comprometiam a produção agrícola e também a base para o progresso econômico do Estado.

Naquela época, o Instituto de Química era formado pelo Laboratório de Análises e Pesquisas e pela Escola de Química de Sergipe, que anos depois, foi transformada em Escola Superior de Química de Sergipe e tornou-se a melhor do Nordeste e a terceira mais importante do país. O ITPS foi criado logo após a fundação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo, e do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), no Rio de Janeiro, sendo hoje a terceira instituição de pesquisa mais antiga do país.

Atualmente, o ITPS é uma autarquia especial vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), que tem como atividades principais a execução de serviços tecnológicos, sob a forma de ensaios e análises em água, solo, folha, alimentos, fertilizantes, calcário, areia e argila, atendendo à demanda de cidadãos em geral, assim como, de pequenos e grandes produtores rurais, empresas e indústrias de todos os portes. A instituição também é destaque na área de pesquisas, sendo importante instrumento para a execução das políticas públicas de desenvolvimento das áreas de ciência, tecnologia e inovação em Sergipe.

Com informações da Asscom ITPS

Compartilhe: