ESTUDE NA UNIT
MENU

Acadêmicos da Unit participam do Programa MIT Global Startup Labs

Até o dia 26 de janeiro, os estudantes colocam em prática um cronograma de atividades do MIT GSL sobre tecnologias para a área da saúde

às 21h07
Acadêmicos da Unit participam do Programa MIT Global Startups
Acadêmicos da Unit participam do Programa MIT Global Startups
Compartilhe:

O MIT Global Startup Labs é um programa que busca incentivar estudantes de instituições de ensino superior parceiras a desenvolverem habilidades de empreendedorismo e inovação. Em parceria com o Tiradentes Innovation Center (TIC), MIT Brasil, DASA Oncologia, Décos Hospital e Patologika Laboratórios o evento acontece através de um Bootcamp (campo de treinamento) presencial e intensivo, com a presença de estudantes mentores do MIT entre de os dias  09 a 26 de janeiro.

Durante o GSL, os estudantes irão trabalhar em equipes multidisciplinares para desenvolverem uma startup sobre Tecnologias para a área da saúde que será apresentada ao fim do programa.

O vice-reitor, Jouberto Uchôa Júnior, fala da importância de manter parcerias com Instituições de Ensino Superior (IES) estrangeiras para expandir a grade curricular dos estudantes. “Temos a parceria com o MIT já faz cinco anos. Nós escolhemos Boston para esse intercâmbio devido às importantes Instituições de Ensino. E essa parceria proporciona uma vasta gama de oportunidades para os alunos da Universidade Tiradentes. E a Unit recebeu seis alunos estrangeiros para participarem desta edição para haver essa troca de ideias, de experiência e de conhecimento”, destaca. 

“Através dessa parceria a gente desenvolve tecnologias, metas e ciência pro Hospital. Desta forma aprimorando nosso trabalho, garantindo assim melhor atendimento para a sociedade. Além disso, desenvolvemos o empreendedorismo dos nossos alunos, e isso sem dúvida é uma experiência extremamente importante para os envolvidos”, ressalta o  diretor técnico da Décos Hospital, Thiago Smith.

De acordo com o chefe de inovação da DASA Oncologia, Nivaldo Vieira,a parceria com a Unit é um investimento para o futuro. “A DASA é a oitava maior rede de saúde do Brasil e uma das maiores do mundo. Nós temos uma preocupação enorme com inovação e tecnologia. O MIT Global Labs é um evento único no Brasil e nós DASA não poderíamos ficar de fora. Sem dúvida é um evento importante para instituir a mentalidade de empreendedorismo no jovem brasileiro. Porque para promover a saúde é importante inovar e empreender. É nisso que acreditamos e é nisso que vamos investir”, aponta.

Para a aluna do curso de Psicologia, Fernanda Rodrigues Messias, conta que está empolgada em participar desta edição do MIT GSL. “Estou com grandes expectativas para o MIT. Quero conhecer novas pessoas, viver novas experiências. Eu acho muito importante procurar participar de eventos como esse durante a faculdade e até mesmo depois. É uma oportunidade única, e quando coisas assim aparecem a gente tem que agarrar e extrair o máximo possível de conhecimento”, comenta.

“A Unit tem algumas iniciativas internacionais, eu já estava de olho e logo me inscrevi. Participar de um evento internacional traz experiências enriquecedoras porque vamos nos relacionar com alunos de outros cursos, alunos de intercambistas, especialistas que irão trazer novidades. Passar três semanas imersas no MIT me deixa muito animada para aprender e produzir algum trabalho”, diz a estudante de Medicina, Tatiane Fernandes de Almeida.

Acolhimento

O reitor Jouberto Uchôa, recebeu os seis alunos intercambistas do MIT na manhã desta terça-feira, 10, para um bate-papo descontraído para conhecer melhor os visitantes. Para ele, é muito importante criar uma relação sólida com os estudantes.

“Me sinto agraciado em receber esses estudantes. Quero que eles se sintam felizes e abraçados pela Unit. Nosso propósito é oferecer complemento na educação deles. em breve quero recebê-los novamente para saber como foi a experiência de cada”, afirma. 

O reitor também falou como é importante manter parceria com Instituições de Ensino Superior (IES) estrangeiras. “É algo que a gente sempre sonhou. Nosso objetivo é formar parcerias internacionais para oferecer o melhor na educação dos nossos alunos. E contar com uma instituição com o MIT é um estímulo para continuar crescendo. Ver o resultado da iniciativa de penetração internacional é uma grande satisfação, pois já conquistamos muitas coisas e iremos conquistar muito mais”, pontua.

 

Leia mais: Unit lança pós-graduações na área de Gestão Hospitalar

 

Compartilhe: