ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos da Unit têm até o dia 31 para responder à pesquisa de satisfação NPS

Avaliação mede a satisfação dos alunos e o nível de recomendação da Unit; questionário está no Magister para todos os alunos da graduação presencial e EaD

às 21h10
O questionário da pesquisa de avaliação já está disponível no sistema Magister, para que o estudante possa respondê-lo de forma voluntária.
O questionário da pesquisa de avaliação já está disponível no sistema Magister, para que o estudante possa respondê-lo de forma voluntária.
Compartilhe:

Os estudantes da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe) e das outras unidades do Grupo Tiradentes têm a oportunidade de contribuir com a melhoria da qualidade dos cursos e serviços da instituição. Desde o último dia 7 e até o dia 31 de março, acontece a Avaliação NPS (Net Promoter Score), uma pesquisa de avaliação que tem o objetivo de avaliar a satisfação dos acadêmicos e o nível de recomendação da Unit para familiares e amigos. 

O público-alvo da avaliação é o de alunos da graduação presencial e do Ensino à Distância (EaD). O questionário de respostas já está disponível no sistema Magister, para que o estudante possa respondê-lo de forma voluntária. Além de responder às perguntas propostas, o aluno deve dar uma nota de 0 a 10 para indicar o nível de recomendação da Unit, indo da insatisfação à recomendação sem ressalvas.

“Essa é uma avaliação estratégica para as instituições. É uma metodologia utilizada por grandes organizações em todo o mundo, bastante confiável para medir a qualidade dos serviços prestados por uma instituição, pois obtém feedbacks valiosos para a análise desses serviços”, comenta o professor-doutor Albani de Barros, presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unit Alagoas.

Com as respostas finais, pretende-se avaliar os serviços oferecidos pela universidade. A partir dos resultados de cada avaliação, as respostas dos participantes irão embasar o planejamento de ações planejadas para assegurar e potencializar a qualidade dos serviços prestados pela instituição. A CPA/Unit ficará responsável pela aplicação da pesquisa e também pela divulgação dos resultados.

“A finalidade da pesquisa é subsidiar a gestão da Unit e do Grupo Tiradentes com informações para o planejamento acadêmico e da gestão; bem como para o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados à comunidade acadêmica e a sociedade”, define o professor-doutor Auro de Jesus Rodrigues, presidente da CPA da Unit Sergipe, destacando que a metodologia do NPS é utilizada pela maioria das instituições em todo o mundo.

O que é a CPA?

A Comissão Própria de Avaliação é prevista pela Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004. De acordo com o disposto no art. 11, cada instituição de ensino superior deve constituir uma CPA com as funções de coordenar e articular seu processo interno de avaliação e disponibilizar informações que possibilitem melhorias funcionais e educativas. 

Essas comissões devem ser cadastradas no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), além de compostas por representantes de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada.

Os resultados das avaliações são também analisados pelos gestores, coordenadores e pela própria CPA, que por meio de reuniões e grupos de debates propõe ações para melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Instituição. A comissão também promove a divulgação das demandas apresentadas pelos diversos segmentos da Instituição e informa quais ações estão sendo desenvolvidas para corrigir eventuais fragilidades e aperfeiçoar as potencialidades já identificadas.

Asscom | Grupo Tiradentes 

Compartilhe: