V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Alunos e profissionais participam da Feitec

Feira de Profissões Técnicas realizada no campus Estância reúne dezenas de alunos Pronatec, comunidades acadêmica e externa em palestras temáticas, visitas técnicas e atividades culturais

às 12h17
Compartilhe:
Dezenas de pessoas participam da primeira edição da Feitec

Dezenas de pessoas participam da primeira edição da Feitec

Estudantes, professores e profissionais do Campus Estância da Universidade Tiradentes que integram o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec – Unit/Estância), iniciativa do Governo Federal, realizam a primeira Feira de Profissões Técnicas (Feitec). Até a próxima sexta-feira, 21 de fevereiro, o evento conta com palestras, divulgação de trabalhos, visita técnica às comunidades e atividades culturais dos alunos dos cursos técnicos em Informática, Agente Comunitário de Saúde, Orientação Comunitária e Enfermagem.

“Estamos oportunizando conhecimento. Todos os cursos tiveram demandas significativas e a feira proporciona uma integração entre teoria e prática. Faz com que os alunos tenham uma atividade que estimulem o conhecimento, a busca por alternativas dentro das suas possíveis profissões. É uma iniciativa de alunos e professores com o intuito de desenvolver atividades de extensão orientadas a profissão específica de cada curso”, observa o diretor do campus Wagner Barreto Soares.

A Feitec surgiu através de uma ação interdisciplinar entre os cursos, quando alunos e professores decidiram montar uma feira para expor as atividades realizadas em cada curso do Pronatec. Segundo a coordenadora do Programa no município e gestora EAD no campus, Adriana Rocha Fontes, é uma oportunidade de envolver não apenas a comunidade acadêmica, mas moradores de Estância e cidades vizinhas. “Queremos dar visibilidade aos cursos que estão sendo ofertados aqui, mostrar que os alunos estão se capacitando para, mais tarde, atuarem no mercado de trabalho. Aqui temos alunos de Indiaroba, Santa Luzia, Umbaúba, Pedrinhas, Arauá, dentre outras cidades”, exemplifica a docente.

Davidson Soares: "A feira possibilita uma visão mais clara sobre o curso e mostra que está ao alcance de qualquer pessoa"

Davidson Soares: “A feira possibilita uma visão mais clara sobre o curso e mostra que está ao alcance de qualquer pessoa”

‘Conhecendo o Pronatec’, ‘Análise econômica e possibilidades de emprego’ e ‘Trabalhando com amor’ foram algumas das temáticas apresentadas nessa segunda-feira, 17 de fevereiro, aos participantes. Davidson Soares cursa o Técnico em Informática e acredita que a ação é importante para o desenvolvimento dele para o futuro profissional. “Mostramos como o técnico de informática atua na área. Além de expor as ferramentas que trabalhamos, mostramos os quesitos empregabilidade e como o profissional é visto no mercado sergipano. A feira possibilita uma visão mais clara sobre o curso e mostra que está ao alcance de qualquer pessoa”, ressalta o estudante.

Os estandes dos cursos da área da Saúde também ganharam destaque nas atividades. Dentre elas estão campanha de prevenção contra as DST’s, humanização e corte de cabelo.  Este último, com o objetivo de confeccionar perucas para doar a entidades que assistem pessoas com câncer. “Eu ministro a disciplina Ética e a maneira que eu encontro de tocar os profissionais da saúde é ajudando aqueles que precisam. Doamos sangue na semana passada e hoje estamos doando cabelos, uma atividade nova e primeira campanha de Sergipe”, acrescenta a professora da disciplina Ética, Soraya Salim.

Na sexta-feira, 21, alunos e professores realizarão a Feitec, na Praça Barão do Rio Branco. A expectativa é atrair durante a semana do evento cerca de mil pessoas, entre alunos, professores, profissionais e comunidade externa.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: