ESTUDE NA UNIT
MENU

Atleta olímpico treina no Complexo esportivo da Unit

Atleta de salto à distância treina no Complexo Esportivo da Unit, se impressiona com instalações esportivas da instituição e comenta sobre seus planos para o futuro

às 22h43
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit) recebeu, na última sexta-feira, dia 1º de abril, o atleta olímpico Samory Uiki Bandeira Fraga para treinamento no complexo esportivo. Na ocasião em que fez uso da pista de atletismo e da academia de musculação da Unit, o medalhista diz ter se impressionado com toda a estrutura atlética da instituição. A piscina olímpica e as quadras cobertas também chamaram sua atenção, mostrando o tanto que a universidade se preocupa em garantir espaços de qualidade para seus atletas.

São poucos os lugares no Brasil que oferecem tanta estrutura em um lugar só. A universidade, esportivamente falando, com tantos atrativos na parte esportiva, me deixou positivamente impressionado”, comentou.

Ainda este ano, 2022, Samoly almeja se tornar um dos 15 melhores saltadores do mundo. Em março, ficou na 9ª posição no campeonato mundial de pista coberta, dando um início sólido para essa temporada e para o ciclo até 2024.

O coordenador da área de esportes da Universidade Tiradentes, Walter Thiessen, acompanhou o medalhista em um tour pelas instalações e teve um grande prazer em saber que o atleta adorou os locais de treino “Para a gente, é uma satisfação muito grande saber que nós temos estrutura a nível de receber um atleta olímpico”

O nadador César Cielo também foi um dos atletas que treinaram no complexo esportivo da instituição em anos anteriores. Para a universidade a presença de atletas desse calibre mostram a confiança que existe nos centros atléticos da UNIT, “Ter um atleta desse nível (olímpico) usando nossa estrutura, conhecendo e aprovando a pista, isso só reforça que o nosso complexo esportivo é de primeiro nível, nível internacional, e está pronto para receber qualquer tipo de competição das modalidades”.

O medalhista reforçou sobre os benefícios da prática de atividades físicas e esportivas, sendo elas um benefício para a sociedade e uma ferramenta de ascensão social, “Aos jovens que enxergam o esporte como um caminho de vida, persistam, acreditem, lutem. O caminho não é fácil, mas é sem dúvida recompensador”.

Atleta Samory Uiki Bandeira Fraga

É um atleta brasileiro da modalidade salto à distância. Nasceu no dia 29 de novembro de 1996, em Porto Alegre. Faz parte da Sociedade de Ginástica Porto Alegre – SOGIPA – e da Seleção Brasileira de Atletismo – CBAT. Tem 25 anos, é formado em Relações Internacionais e fala 3 idiomas: português, inglês e espanhol.

Sua história começou aos 8 anos, em 2005, através de um projeto social que dava bolsas para crianças de baixa renda em Porto Alegre. Aos 11 anos, ingressou na equipe principal de atletismo e começou a se destacar a nível regional e com 14 anos venceu seu primeiro campeonato brasileiro.

Com 17 anos, através de um bom desempenho em um campeonato mundial, recebeu 10 convites de universidades americanas para estudar e treinar nos Estados Unidos. Com 18 anos, se mudou para os EUA para cursar relações internacionais na Kent State University, no estado de Ohio, onde permaneceu por 4 anos – de 2015 a 2019.

Em 2019 decidiu regressar ao Brasil para tentar ir para as Olimpíadas que seriam em 2020. Em função da pandemia, ganhou mais tempo para me preparar e em 2021 conseguiu a vaga Olímpica ao saltar 8,23m, superando assim o índice mínimo exigido que era 8,22m.

Conquistas

Medalha de ouro no Brasileiro Sub-16 em 2011; Medalha de prata no Brasileiro Sub-18 em 2012; Medalha de ouro no Brasileiro Sub-18 em 2013; Medalha de prata no Brasileiro Sub-20 em 2014; Medalhas de ouro no Sul-Americano Sub-20 e no Brasileiro Sub-20 em 2015; Medalha de ouro no Kent State Tune Up em 2016; Medalha de ouro no Sul-Americano Sub-23 em 2018; Medalha de prata por equipes NCAA Division 1 Championship em 2019; Medalha de prata no Troféu Brasil em 2020; Medalhas de ouro no Estadual Adulto e no Torneio Cidade Bragança Paulista em 2021; e Medalha de bronze no Sul-Americano Indoor de Cochabamba em 2022.

 

Por Raquel Passos e João Paulo Olim

 

Leia mais:

Acadêmico da Unit é ouro no FIFA masculino no JUBs eSports 2021

Compartilhe: