ESTUDE NA UNIT
MENU

Através de parceria, Unit realiza curso de Libras

Com a colaboração da Prefeitura de Aracaju, a capacitação em Libras foi destinada para as recepcionistas das Unidades Básicas de Saúde

às 19h06
Professora Kathia Cilene
Professora Kathia Cilene
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes juntamente com o Centro de Educação Permanente em Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde (Ceps/SMS) da Prefeitura de Aracaju, desenvolveu e ministrou, no último mês, uma capacitação voltada para qualificar o atendimento realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para pessoas com deficiências auditivas. A ação, mediada pela Coordenação de Enfermagem da Unit, buscou instruir os funcionários para um atendimento mais acolhedor e humanizado.

A capacitação, onde foi ministrado um curso introdutório em Libras, foi feita pela professora, tradutora e intérprete, Kathia Cilene, da Universidade Tiradentes. Para ela, a ação foi um acerto. “Representar a Unit é algo que sempre me traz muita alegria e nesse projeto em específico mais ainda, a Universidade Tiradentes acredita e reconhece a importância desse trabalho e desse tema. Esse sentimento de realização extrapola limites profissionais, pois, além de professora, tradutora e intérprete de libras, eu convivo com pessoas surdas e poder ajudar junto a Universidade na melhoria da qualidade de vida desse grupo é algo de muita importância” reiterou Kathia.

Ofertada para um representante de cada uma das 45 UBSs da capital, a necessidade da capacitação foi identificada através dos Estágios Supervisionados do curso de Enfermagem da Unit que observaram a imprescindibilidade da qualificação em Libras para que os responsáveis pelo primeiro acolhimento dos usuários aos serviços de saúde do município saibam direcionar e entender a necessidade de cada paciente. No mês de setembro, especificamente no dia 26, é comemorado o Dia Nacional da Pessoa Surda. 

Através de aulas práticas ministradas durante o período de dois dias, a intenção do curso é que agora possa existir um atendimento adequado para pessoas com surdez de forma imediata, prestando assistência dentro dos princípios do Sistema Único de Saúde, através da transversalidade do conhecimento passada pelos profissionais da Universidade Tiradentes. 

Leia Mais:
Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é celebrada

Unit amplia a participação de estudantes com a educação inclusiva

Compartilhe: