V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Carreira: como fazer um currículo organizado?

Um currículo bem organizado e com os principais objetivos profissionais do candidato tendem a chamar mais atenção.

às 14h22
A gerente do Unit Carreiras, Janaína Machado.
A gerente do Unit Carreiras, Janaína Machado.
Compartilhe:

Buscar um emprego nem sempre é fácil. Mas, algumas atitudes do candidato podem ajudá-lo a ser selecionado para uma entrevista e alcançar a tão desejada vaga. Para isso, é importante ter em mente os objetivos profissionais e descrevê-los organizadamente no currículo, além de não ter vergonha de se candidatar a novos cargos.

“O currículo é a chave, o segredo para conquistar uma entrevista de emprego. Um bom currículo abre portas. Por isso, é importante que as pessoas tenham zelo em fazer um currículo. um currículo arrumado, dentro das normas é necessário para que os recrutadores batam o olho e digam ‘esse eu vou chamar para uma entrevista’’, diz a gerente do Unit Carreiras, Janaína Machado.

A organização do currículo começa pelos dados pessoais. Primeiro deve-se colocar o nome do candidato, um endereço sucinto e um contato telefônico. “Se a pessoa tem 10 contatos, basta colocar um, mas que seja um que atenda. Porque se no momento em que o recrutador ligar e ela não atender, esse candidato vai para o fim da fila para a vaga”, orienta.

“O outro ponto são os objetivos profissionais. Com o que pretende trabalhar? É assistente? Coloca lá, ‘assistente’, ‘vendedor’… Isso precisa estar muito claro. Para muitos desses cargos, não é necessário curso superior, então, é preciso que os objetivos estejam bem definidos”, explica a gerente.

Também é importante descrever as experiências profissionais no currículo, mesmo que não tenha sido registrado em carteira de trabalho. Assim, na hora da entrevista será mais fácil apresentar-se qualificado para a vaga.

Deve-se observar também a necessidade de colocar uma foto. Muitas empresas não requerem mais que o currículo tenha a foto do candidato, mas para vagas de atendimento direto, como vendedor em lojas ou shoppings, muitas empresas vêem a aparência do candidato. Então, optando pela inserção da foto, é essencial que seja uma fotografia profissional, com fundo claro e roupa básica.

Como entregar o currículo?

Uma dúvida que muita gente tem é se o currículo deve ser entregue pessoalmente ou se vale enviar via e-mail. Muitas empresas não recebem mais o currículo presencialmente. Nesses casos, o candidato vai precisar também de uma carta de apresentação escrita no corpo do e-mail. Um texto simples, mas direto, dizendo que deseja uma oportunidade de entrevista naquela empresa mesmo que não haja vaga naquele momento, e já se colocando à disposição para vagas futuras”, orienta Janaína.

Uma outra maneira de cadastrar o currículo é através do ‘Trabalhe Conosco’ nos sites das empresas.

 

Leia também: Carreiras Virtual: participe de oficinas gratuitas sobre empregabilidade

Compartilhe: