ESTUDE NA UNIT
MENU

Cerimônia do Jaleco reúne estudantes, familiares e professores

Tradicionalmente, a cada início de ano letivo, os estudantes que ingressam no curso de Medicina participam da Cerimônia do Jaleco.

às 17h42
Foto: Luiz Dinarte/CCS
Foto: Luiz Dinarte/CCS
Foto: Luiz Dinarte/CCS
Foto: Luiz Dinarte/CCS
Foto: Luiz Dinarte/CCS
Compartilhe:

Tradicionalmente, a cada início de ano letivo, os estudantes que ingressam no curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) são convidados, juntamente com seus padrinhos a participarem de uma noite festiva, a Cerimônia do Jaleco. Nesta quinta-feira, 30, no Terraço da Biblioteca Central, mais de 80 futuros médicos receberam o primeiro jaleco, representando o início de uma nova caminhada.

“Este é um momento muito simbólico, que simboliza a entrada deles no curso de Medicina, por meio de um instrumento que é nosso instrumento de trabalho, o jaleco. Então, para os alunos é muito significativo ter a presença dos pais, familiares e todas as pessoas que fizeram parte da luta deles para ingressarem na universidade”, diz a coordenadora de área de Medicina, Dra. Lis Campos.

Para a estudante Gisele Sales passar pela Cerimônia do Jaleco é uma emoção. “Sempre foi o meu sonho ser médica e estar aqui na Unit. Esperei muito por esse momento. Também é o primeiro momento em que trago meus pais à universidade, então, é muito emocionante tê-los junto comigo neste momento, representa tudo para mim, pois eu estou na Unit graças a eles”, conta.

“Estar aqui com a minha filha representa o começo de uma história que foi muito esperada. É o início de uma carreira, de um futuro promissor. É um sonho que ainda está no início, tem muito chão ainda pela frente, mas demos esse primeiro passo. Temos um carinho enorme por nossa filha. Ela sempre batalhou para cursar Medicina, então, estamos aqui para complementar a alegria. A palavra que define é ‘emoção’”, revelam os pais da futura médica, Dora e Gilson Sales.

A professora do curso de Medicina, Msc. Leda Delmondes, acompanha a Cerimônia do Jaleco desde as primeiras turmas. “A cerimônia representa respeito, cuidado e principalmente cuidado com a saúde. O jaleco traz o padrão de proporcionar proteção a você e ao outro. Existe uma história antiga por trás do jaleco, mas que nesse momento é a comemoração, a recepção e a participação da família”, 

“É um prazer muito grande estar aqui vendo esses meninos adentrarem na universidade depois de um árduo período para passar no vestibular. E o momento da Cerimônia do Jaleco é uma noite de ouro para os estudantes sentirem que estão realizando o sonho deles que é futuramente ser futuros médicos”, conclui a professora.

 

Leia também: Internacional: estudante realiza internato em Medicina em Boston

Compartilhe: