ESTUDE NA UNIT
MENU

Como manter os cabelos hidratados durante o verão?

Professor de Estética e Cosmética da Unit revela dicas para manter os cabelos da forma desejada durante a estação mais quente do ano

às 13h30
Professor do curso de Estética e Cosmética, Edmar Cláudio
Professor do curso de Estética e Cosmética, Edmar Cláudio
Compartilhe:

O verão é uma estação notória para os cabelos. Seja na praia ou piscina é comum passar mais tempo com os cabelos presos ou molhados, já que estas são algumas das formas mais práticas de minimizar o calor intenso. De acordo com Edmar Cláudio, professor do curso de Estética e Cosmética da Universidade Tiradentes, o aumento da exposição solar devido aos dias mais longos, ativa células do couro cabeludo, aumentando o metabolismo e o crescimento dos cabelos e é por isto que no verão os cabelos crescem mais, ficam mais cheios e mais compridos. 

“Se por um lado temos um aumento no crescimento e volume, também temos um considerável aumento na exposição aos raios solares UVA/UVB. Tal exposição promove uma degradação da queratina dos cabelos e o resultado são cabelos mais fracos. Além de agir na queratina, a luz também promove ressecamento da fibra por desidratação, igual acontece em nosso corpo, o que aumenta nossa necessidade de praticar um cronograma capilar. Para repor os nutrientes que os cabelos perderão naturalmente precisamos de três tipos de ativos: extratos de plantas, óleos vegetais e queratina”, explica. 

Edmar reitera que os extratos repõem a água perdida, os óleos mantêm o brilho e a maciez e a queratina fortalece os fios. Esses três tipos de aditivos podem ser encontrados em diversos produtos capilares à venda no mercado e a recomendação é hidratar os cabelos, pelo menos, duas vezes por semana, alternando entre o extrato e o óleo. Já a queratina é indicada em pequena quantidade, uma vez por semana.  

“Capriche nos finalizadores e reparadores com proteção solar, ele cria uma película protetora sobre a fibra causando uma oclusão nos fios impedindo os ativos evaporarem, assim seus fios estarão sempre hidratados, nutridos e reconstruídos! Aproveite ao máximo a beleza e saúde dos seus cabelos”. 

 

Leia mais:

Padrões e pressão estética: o que a pandemia ensinou sobre desconstrução?

Compartilhe: