ESTUDE NA UNIT
MENU

Conheça os transtornos psicológicos mais comuns na atualidade

Entre os transtornos mais comuns, estão os de humor, como depressão, bipolaridade e ansiedade; diagnóstico precoce têm aparecido mais em crianças e adolescentes

às 21h10
Pessoas mais jovens, incluindo crianças e adolescentes, têm sido o público mais afetado pelos transtornos psicológicos de humor (Pixabay/Pexels)
Pessoas mais jovens, incluindo crianças e adolescentes, têm sido o público mais afetado pelos transtornos psicológicos de humor (Pixabay/Pexels)
Compartilhe:

Definidas como desordens nas funções psicológicas e mentais que afetam o funcionamento normal do indivíduo, impactando a rotina e convivência, os transtornos psicológicos marcam presença em crianças, jovens, adultos e idosos. E ainda que sem faixa etária de acometimento predominante, na atualidade, é possível registrar o diagnóstico precoce no público infantil e em adolescentes.

“Na atualidade, todas as faixas etárias estão sujeitas a ter algum tipo de desordem emocional. Com a rotina acelerada e a inserção da tecnologia muito forte no dia a dia temos percebido um adoecimento mais precoce, onde crianças e adolescentes estão cada vez mais suscetíveis ao adoecimento psíquico”, afirma a professora e coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas), Karolline Helcias Pacheco.

Na lista dos transtornos psicológicos mais comuns, estão os de humor, entre os quais se destacam a depressão, bipolaridade, transtornos ansiosos com ansiedade generalizada e crises de pânico. 

“A identificação de um transtorno deve ser constatada por profissionais capacitados, Psiquiatria ou Psicologia por meio de avaliações e psicodiagnóstico. Porém, o aparecimento de sintomas podem ser identificados pelo sujeito ou por familiares. Sintomas como alterações severas do comportamento, alterações de sono, tristeza profunda, entre outros podem sinalizar alguma desordem emocional que precisa ser investigada”, alerta a professora. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: