V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Curso de Psicologia promove ação de psicoeducação no campus Farolândia

Estudantes de estágio conversaram com a comunidade acadêmica sobre doenças psicológicas e ofereceram atendimento especializado.

às 12h05
Compartilhe:

O curso de Psicologia da Universidade Tiradentes (Unit) realizou nesta segunda-feira, 9, uma ação de psicoeducação no minishopping do campus Farolândia. A proposta é levar conhecimento à comunidade acadêmica sobre saúde mental e estratégias de enfrentamento que podem ser adotadas no dia a dia. A mobilização segue até quinta-feira, 12, nos três turnos de aulas.

Segundo a coordenadora da Clínica de Psicologia da Unit, Jamille Figueiredo, responsável pela atividade, os estagiários da clínica estão abordando temas relativos à psicologia como ansiedade, Burnout, sintomas depressivos e comportamentos alimentares. “São temas tão frequentes na comunidade acadêmica que é importante que sejam abordados. A partir de dúvidas apresentadas pelos visitantes, compartilhamos estratégias técnicas para enfrentamento para saber lidar melhor com alguns comportamentos, crenças, pensamentos e melhor na qualidade de vida”, explica.

“Também estamos realizando inscrições para psicoterapia na Clínica de Psicologia da Unit e divulgando o serviço de plantão psicológico. A clínica é tão perto do campus, e às vezes percebemos que nosso estudante precisa de ajuda, tem alguma demanda de saúde mental, e pode ter acesso e cuidado aqui mesmo no ambiente universitário”, enfatiza a coordenadora.

Entre os estagiários atendentes, está o aluno do 9º período de psicologia, Jhon Lennon. “A nossa proposta é proporcionar orientações sobre como buscar ajuda, fazendo a orientação não só sobre distúrbios alimentares, mas também demandas que eles possam ter como ansiedade… já falamos sobre luto que está muito relacionado à pandemia e as consequências do que foi esse momento de reclusão, de perda de parentes gerando doenças como depressão”, conta o aluno.

Atendida por um dos estagiários, a estudante Thamyres Oliveira Bomfim, recebeu orientações sobre distúrbios alimentares. Para ela, ações como essa são um incentivo para os estudantes buscarem ajuda psicológica. “Eu acho importante que tenham momentos como esses na universidade para psicoeducar os alunos. Muitas pessoas não têm noção de que podem ter o diagnóstico de doenças psicológicas e quando vêm pra cá acende aquela luzinha ‘opa, será que talvez eu precise de um profissional?’”, diz.

Clínica de Psicologia

Em 20 anos de existência, a Clínica de Psicologia da Unit oferece atendimentos psicológicos de qualidade e acessíveis à população, contribuindo com mudanças promotoras de saúde mental para os usuários do serviço e suas famílias. Para ser atendido no Plantão não é preciso passar por seleção através de triagem e nem marcar previamente os horários.

O interessado pode entrar em contato pelo número de telefone 3218-2213 ou pelo WhatsApp (79) 98107-9590, de segunda a sexta-feira das 08h às 20h. Se preferir, pode comparecer presencialmente dentro do horário de funcionamento no endereço: Av. Murilo Dantas, 54, bairro Farolândia, Aracaju (SE).

NAPPS

Além da Clínica, o Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPPS) atende pessoas com deficiências, síndromes e transtornos ou vivenciam situações de conflito que interferem no processo de aprendizagem e/ou nas relações sociais e comunitárias. O primeiro acolhimento é realizado pela assistente social. Após a análise do caso, o aluno ou colaborador é encaminhado para as psicólogas, psicopedagogas e/ ou acompanhamento com profissional de psiquiatria.

No campus Farolândia, o NAPPS fica no 2º piso da Biblioteca Jacinto Uchôa e funciona das 8h às 22h. Os telefones para contato são: (79) 3218 2170/3218 2270 e o e-mail: napps@unit.br . Já nos campi Estância, Itabaiana e Propriá, o funcionamento é das 18h30 às 22h, na Sala CAEPSS/Napps e agendamento feito diretamente com a assistente acadêmica.

 

Leia também: A presença da Psicologia no Sistema Único da Assistência Social

Compartilhe: