ESTUDE NA UNIT
MENU

Curso de Psicologia realiza Semana de Psicoeducação

Os estudantes dos 9º e 10º períodos fazem acolhimento no minishopping, abordando a saúde mental durante semana de Psicoeducação.

às 14h01
Estudantes participam de Semana de Psicoeducação.
Estudantes participam de Semana de Psicoeducação.
Compartilhe:

O curso de Psicologia da Universidade Tiradentes (Unit) realiza desde esta segunda, 27, até sexta-feira, 31, a Semana de Psicoeducação da Clínica de Psicologia, no minishopping do campus Farolândia. Os estudantes dos 9º e 10º período fazem o acolhimento dos visitantes do espaço, levando conhecimento à comunidade acadêmica sobre saúde mental e estratégias de enfrentamento que podem ser adotadas no dia a dia.

“Nossa ação é para chamar a atenção da comunidade interna, ou seja, colaboradores, alunos e professores, da importância do desenvolvimento de terapias psicológicas, de caminhos e espaços onde possam buscar ajudar, que auxiliam no processo da demanda apresentada pelo paciente”, explica a assistência social da Clínica de Psicologia da Unit, Jacqueline Xavier.

Entre os principais temas abordados pelos alunos estão a depressão. “Às vezes a depressão é associada a algum outro tipo de patologia e o que aquele paciente está vivenciando é um estado de saúde mental debilitado, que está envolvido com uma depressão que muitas vezes não assume. Então, nós temos vários temas que trabalham nesses sentido, como também temas relacionados ao social, como violência doméstica”, destaca.

Para o estudante do 10 período, Lucas Lebre, a ação é uma maneira de aproximar a Clínica de Psicologia da sociedade. “É muito importante para as pessoas saberem do conteúdo que a clínica é capaz de proporcionar. Existe muita gente que não sabe que tem o plantão psicológico, que é um acolhimento a qualquer horário da semana; não sabem onde fica ou até mesmo que existe a clínica. Então, são informações cruciais”, afirma.

Estágio supervisionado

Nos 9º e 10º períodos, os estudantes do curso de psicologia da Unit realizam estágio clínica e participam de diversas ações como a Semana de Psicoeducação. “Tem sido uma experiência única, no sentido de que a gente só vai vivê-las na prática na clínica. Situações que a gente só viu em livro ou que algum professor contou. No meu caso, eu nunca esperei que fosse atender um casal e estou tendo essa oportunidade. É bem emocionante”, conta Lucas.

Clínica de Psicologia

Em 20 anos de existência, a Clínica de Psicologia da Unit oferece atendimentos psicológicos de qualidade e acessíveis à população, contribuindo com mudanças promotoras de saúde mental para os usuários do serviço e suas famílias. Para ser atendido no Plantão não é preciso passar por seleção através de triagem e nem marcar previamente os horários.

O interessado pode entrar em contato pelo número de telefone 3218-2213 ou pelo WhatsApp (79) 98107-9590, de segunda a sexta-feira das 08h às 20h. Se preferir, pode comparecer presencialmente dentro do horário de funcionamento no endereço: Av. Murilo Dantas, 54, bairro Farolândia, Aracaju (SE).

NAPPS

Além da Clínica, o Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPPS) atende pessoas com deficiências, síndromes e transtornos ou vivenciam situações de conflito que interferem no processo de aprendizagem e/ou nas relações sociais e comunitárias. O primeiro acolhimento é realizado pela assistente social. Após a análise do caso, o aluno ou colaborador é encaminhado para as psicólogas, psicopedagogas e/ ou acompanhamento com profissional de psiquiatria.

No campus Farolândia, o NAPPS fica no 2º piso da Biblioteca Jacinto Uchôa e funciona das 8h às 22h. Os telefones para contato são: (79) 3218 2170/3218 2270 e o e-mail: napps@unit.br . Já nos campi Estância, Itabaiana e Propriá, o funcionamento é das 18h30 às 22h, na Sala CAEPSS/Napps e agendamento feito diretamente com a assistente acadêmica.

 

Leia também: Clínica de Psicologia: transformando vidas através de serviço cidadão

Compartilhe: