V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Direito foi o curso presencial mais procurado no Brasil em 2022

Entre os 10 cursos mais procurados, Direito ocupa a primeira posição, com 20,9% de procura entres os vestibulandos.

às 13h37
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Direito foi o curso presencial mais procurado no Brasil em 2022. Dados do Observatório da Educação Superior mostram o curso em primeiro lugar na lista dos 10 mais, com 20,9%. Um dos motivos é o fato da carreira jurídica ser uma das mais versáteis, atraindo uma infinidade de interessados em mergulhar no universo das leis para compreender o sentido jurídico das coisas e lutar por um mundo mais justo.

Existem dezenas de alternativas de carreiras a seguir no Direito: advocacia, magistratura, promotoria, procuradoria, o Estado, defensoria, polícia… tudo dentro da mesma profissão e da mesma formação. Dentro de cada uma, a área de atuação não fica limitada a um só tipo de assunto ou trabalho: é possível se especializar em matérias civis, criminais, trabalhistas, tributárias, administrativas, empresariais, da criança e adolescente, entre outros.

“A carreira jurídica é uma das mais tradicionais no país e ainda muito cobiçada. A busca para o bacharelado em Direito está diretamente relacionada com o rol de oportunidades, seja na área privada como na área pública. Outro fator importante é que, apesar do tradicionalismo da carreira jurídica, as oportunidades continuam a surgir com as novas tecnologias e profissões nas quais os novos Direitos são imprescindíveis”, diz o professor da Universidade Tiradentes, Raimundo Giovanni.

Além disso, muitos formados têm optado pelos concursos. Na maioria deles, há vagas destinadas aos bacharéis em Direito. “Geralmente a procura pelo Direito e carreira jurídica tem a ver com a grande quantidade de concursos públicos que exigem conhecimento na área. Assim, uma formação em Direito pode ser o caminho para melhor qualidade dos estudos e consequente aprovação”, afirma.

A expectativa de salário também é um aspecto visado no momento de escolher uma profissão. A remuneração de profissionais formados em Direito dispara na frente de outros cursos, como medicina, educação física, engenharia civil e administração. O curso apresenta a maior progressão financeira: do salário inicial para o médio da carreira, o crescimento é de 195%.

Direito na Unit

O principal objetivo da graduação em Direito da Universidade Tiradentes é colocar no mercado profissionais altamente qualificados e capazes de solucionar os problemas jurídicos dos seus clientes com excelência. O curso habilita o aluno a conhecer e aplicar as normas jurídicas brasileiras visando, assim, defender os interesses da sociedade em várias áreas.

“A Unit é tradição e qualidade no ensino superior. Ainda assim, aqueles que procuram e vão conhecer a Unit, ficam encantados com a estrutura física, tecnológica e qualidade dos seus profissionais. Nossos professores possuem as melhores titulações de mestrado e doutorado na área, além de comprovada experiência no mercado de trabalho”, conclui Giovanni.

Para auxiliar os estudantes nesse caminho, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Unit conta com uma ótima estrutura e se tornou essencial para a comunidade uma vez que colabora para resoluções de aspectos processuais e extraprocessuais reais, onde os alunos atuam orientados por professores do curso. E mais, os graduandos dos 7º ao 10º período têm a oportunidade de obter maior qualificação profissional por meio de estágios em grandes empresas.

 

Leia também: Debate sobre enfrentamento à violência contra a mulher encerra Agosto Lilás

Compartilhe: