ESTUDE NA UNIT
MENU

Egresso lança livro sobre direitos sexuais de pessoas com deficiência 

Em seu livro, o egresso aborda temas que protegem pessoas com deficiência mental e intelectual a exercer seus direitos sexuais.

às 21h12
Professoras do PPGD e egresso
Professoras do PPGD e egresso
Convidados do egresso durante o lançamento
Convidados do egresso durante o lançamento
Compartilhe:

O egresso do mestrado em Direitos Humanos do Programa de Mestrados e Doutorados (PPGD) da Universidade Tiradentes (Unit), delegado da Polícia Civil de Sergipe, Tiago Lustosa, lançou um livro com uma temática inédita tratando sobre: “Os direitos sexuais das pessoas com deficiência mental e intelectual – da liberdade de exercício à proteção da vulnerabilidade”.

A obra é produto da pesquisa realizada durante o mestrado. “O objetivo do livro é enxergar os direitos na vertente das pessoas que têm deficiência mental e intelectual, porque a algo que o direito para as pessoas com deficiência é indiscutível. Então a gente tem que conciliar o direito com a proteção. Nós temos ainda uma visão muito conservadora, muito restritiva e protetiva, além do necessário, e isso pode tolher o gozo dessas pessoas que têm deficiências”, explica.

A professora do PPGD, doutora Clara Machado, orientou o trabalho de mestrado de Tiago, conta que a obra será norteadora para outros pesquisadores. “Tiago é um delegado muito participativo na sociedade sergipana. Então quando ele nos procurou, já estava com a temática na cabeça e o mestrado em Direitos Humanos da Unit ajudou a dar esse fio condutor. A visão dos direitos humanos transformou essa ideia em uma obra que será muito proveitosa para estudos”, salienta. 

A coordenadora do PPGD, Grasiella Vieira, foi co-orientadora da pesquisa. Ela conta que o trabalho foi aceito pela editora Revista dos Tribunais, o que traz maior visibilidade para a dissertação. “Por ser delegado, Tiago desde o início quis trabalhar com um tema voltado para a área criminal. E por ser publicado em uma editora de grande peso no mundo jurídico, só reafirma a qualidade do livro. E para nós do Programa, ter um egresso que trouxe uma obra com um tema inédito, é muito importante pois mostra o trabalho que vem sendo feito pelo PPGD”, ressalta.

Durante o lançamento realizado na livraria Escariz no último dia 26, personalidades do mundo acadêmico e jurídico prestigiaram o momento. Para o delegado regional de Itabaiana, Antônio Wellington, trabalhos como esse devem ser amplamente divulgados para a sociedade. 

“É importante prestigiar Tiago, porque ele é um profissional completo e exemplar, além de possuir qualidades literárias. E escrever sobre um tema que até então não havia sido abordado na literatura jurídica, só mostra a preocupação que ele tem com o seu trabalho”, afirma. 

O livro publicado está disponível para compra no site da editora Revistas dos Tribunais ou na livraria Escariz.  

 

Leia mais: O encarceramento em massa tem cor?

Compartilhe: