ESTUDE NA UNIT
MENU

ENEM: candidatos podem acessar cartão de inscrição nesta terça-feira, 5

Na Universidade Tiradentes, os estudantes também podem participar do processo seletivo utilizando a nota do ENEM.

às 15h03
Compartilhe:

Nesta terça-feira, 5, os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – 2020 podem acessar o cartão de confirmação de inscrição. O documento, disponível na Página do Participante, contém o número de inscrição, data, hora e local do exame. Em formato diferenciado por conta da pandemia do novo coronavírus, as provas serão realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). Ao todo, 5.783.357 inscrições foram confirmadas. 

Apesar de não ser obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que o participante leve o cartão nos dias de aplicação. O documento também registra que o inscrito deve contar com determinado atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas. Para ter acesso a página do participante, o inscrito deve, obrigatoriamente, cadastrar-se no portal do Governo Federal, no endereço eletrônico acesso.gov.br.   

Realizado anualmente pelo Inep desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da Educação Básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. 

A nota do Enem é critério para os processos seletivos de instituições de ensino em todo o Brasil, incluindo a Universidade Tiradentes. Na Unit, as inscrições já estão abertas, e os candidatos devem selecionar as opções indicadas no ato da inscrição considerando o número de vagas oferecidas. No ato da inscrição, o candidato deverá informar, nos campos específicos, as notas individuais obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O valor mínimo é de 450 pontos da média aritmética simples das notas do candidato. 

 

ENEM Check

Para preparar ainda mais os estudantes para o ENEM, a Universidade Tiradentes preparou uma série de lives com diversas aulas, conteúdos exclusivos e completos e um time com os melhores professores para uma revisão final dos assuntos. Os encontros virtuais serão realizados entre os dias 11 e 15 e 18 e 22 de janeiro. Para acessar, basta fazer a inscrição aqui.    

 

Sobre as provas do ENEM

Será obrigatório o uso de máscara durante toda a aplicação do exame. A recomendação é que os candidatos levem outra máscara para trocá-la durante o exame, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Os participantes devem também manter distância uns dos outros.

Por ocorrer em meio à pandemia, o exame terá outra particularidade. Os participantes que forem diagnosticados com Covid-19 ou com outra doença infectocontagiosa, como sarampo, rubéola, varíola e influenza humana A e B, terão outra chance de fazer o exame, na reaplicação da prova. O atestado médico poderá ser enviado ao Inep pela página do participante até um dia antes da aplicação. Caso a doença seja confirmada no dia do exame, o participante deverá entrar em contato pelo telefone 0800616161.

 

Confira também: Universidade Tiradentes oferta 1.742 vagas para Prouni.

 

Com informações do MEC e da Agência Brasil. 

Compartilhe: