ESTUDE NA UNIT
MENU

Especialista fala sobre importância do planejamento de carreira

O planejamento de carreira pode ser feito ainda no ensino médio ou outra fase para pensar ou repensar no desenvolvimento profissional.

às 11h42
A coordenadora do setor de colocação profissional e estágio da Universidade Tiradentes (Unit Carreiras), Maria Luísa Teodoro.
A coordenadora do setor de colocação profissional e estágio da Universidade Tiradentes (Unit Carreiras), Maria Luísa Teodoro.
Compartilhe:

O ser humano está em constante processo de mudança. Em determinados momentos da vida é comum se questionar: estou feliz no lugar em que cheguei? É nessas horas que a inquietação pode ser um incentivo à mudança, principalmente na vida profissional. Para isso, o planejamento de carreira é uma maneira interessante de pensar e repensar o desenvolvimento da profissão.

A coordenadora do setor de colocação profissional e estágio da Universidade Tiradentes (Unit Carreiras), Maria Luísa Teodoro, explica o que é o planejamento de carreira. “É um norte para que você busque atingir seus objetivos na carreira. É um caminho para que se consiga visualizar onde você está, onde quer chegar e de que forma vai fazer isso. Seja com aprimoramentos, concursos, com mudanças na carreira, inclusive”, disse.

Para fazer um planejamento bem estruturado, o primeiro passo é desenvolver o autoconhecimento. “Se eu não sei quem eu sou, não sei onde eu quero chegar. E se não sei onde quero chegar, qualquer coisa me serve. Mas não é qualquer coisa que nos serve. Não dá para ficar tão inquieto ao ponto de sentar e somente dizer ‘vou pegar meu diploma, vou atuar naquela determinada área, fazendo aquilo ali, naquela determinada atuação’, sendo que existe um universo inteiro de possibilidades”, afirmou Maria Luísa.

É importante ter a ajuda de um profissional qualificado para fazer o planejamento.  “O ideal é procurar um psicólogo. Quando buscamos um psicólogo a gente não está pensando somente naquele ponto específico em que quero mudar ou desenvolver a minha carreira. Ele tem um olhar mais amplificado daquele indivíduo, ele vai olhar o todo. Diferente de profissionais  que somente vão focar naquele primeiro objetivo”, disse.

Não existe um momento ideal para fazer o planejamento de carreira. “Um estudante que se propõe a construir o seu planejamento logo no primeiro período da sua graduação, é importantíssimo. Afinal de contas, ele vai estar no início de todo o seu processo de desenvolvimento, pensando qual principal meta quer atingir e como quer estar na carreira após a conclusão do curso”, explicou.

“Também nada impede que alguém já formado faça um novo planejamento. Por exemplo, eu já tenho 10, 15 ou 20 anos de experiência num determinado mercado, mas não estou satisfeita e quero replanejar essa minha carreira. Então, não existe um momento ideal. Independente da idade e do momento é importante seremos inquietos e analisarmos é possível potencializar a carreira de alguma outra forma”, acrescentou a coordenadora do Unit Carreiras.

Unit Carreiras

O Unit Carreiras é um espaço dedicado aos alunos da graduação, pós-graduação e egressos da Unit com foco na capacitação profissional, no gerenciamento e divulgação de oportunidades profissionais e de estágios, na orientação individual ao planejamento de carreira.

“Temos profissionais focados em dar suporte ao desenvolvimento da carreira dos nossos alunos e egressos a qualquer momento. Independente do aluno que está entrando hoje na universidade, no seu primeiro período, está no meio do curso, finalizou o curso, já tem anos de formado e quer repensar na carreira, ele pode sim nos procurar”, enfatizou Maria Luísa.

O setor está localizado no campus Farolândia, bloco A, sala 1, e funciona das 8h às 21h30. Os contatos com o setor são:

Para os cursos presenciais: carreiras@unit.br

(79) 3218-2113 e (79) 98166-0667

Para os cursos EAD: carreiras_ead@unit.br

(79) 3218-2332 e (79) 98166-0667

 

Leia também: Unit Carreiras oferece oportunidade para estágio desde os primeiros períodos

Compartilhe: