ESTUDE NA UNIT
MENU

Formando em Biomedicina realiza estágio no Lacen/SE

No Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen/SE), o estudante Vitor Hugo da Silva Santana realiza atividades em várias áreas.

às 13h57
O formando em Biomedicina, Vitor Hugo da Silva Santana.
O formando em Biomedicina, Vitor Hugo da Silva Santana.
Compartilhe:

O formando em Biomedicina pela Universidade Tiradentes (Unit), Vitor Hugo da Silva Santana, realiza estágio no Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen/SE), vivenciando a prática profissional em várias áreas. Na universidade, ele participa de diversas atividades de extensão e pesquisa. Para o futuro profissional, o estudante já sabe a área que deseja seguir: biologia molecular.

No Lacen/SE, Vitor realizava testes bioquímicos para medir a presença ou concentração de moléculas em soluções, através do uso de um anticorpo ou antígeno. Foi assim que ele teve o primeiro contato com a biologia molecular. “Durante o estágio, realizava imunoensaios, mais precisamente o teste de ELISA, tanto automatizado como também o manual. Realizei também o teste de imunofluorescência indireta no diagnóstico de leishmaniose”, explica.

“No Lacen/SE, tive o meu primeiro contato com a biologia molecular. Aprendi e realizei técnicas de extração de DNA e RNA dos patógenos alvos de cada teste, é claro, com metodologias diferentes para cada material e amostra. Me senti extremamente realizado no estágio. Consegui a vivência profissional em vários setores tais como: sorologia, biologia molecular e triagem. Através dessa vivência consegui acrescentar muito conhecimento e técnica”, conta o estudante.

Segundo ele, o conhecimento adquirido na universidade o habilitaram a desenvolver as atividades do estágio. “A Unit contribuiu mostrando várias áreas que eu poderia seguir e o que eu iria encontrar nessas áreas, uma delas foi a biologia molecular. Escolhi a biologia molecular por ser uma área que trabalha bastante com genética e através disso instiga o profissional a pesquisar. A universidade me incentivou sempre a procurar novos títulos para crescer no âmbito profissional. Procurei saber sobre a área e encontrei uma oportunidade no Lacen/SE”, revela Vitor.

“Consegui essa oportunidade por ter vivência nessa área, pela excelente bagagem conquistada através da realização de atividades extracurriculares dentro do campus. Acho minha trajetória muito ampla, isto é, publiquei artigos, fui monitor e pesquisador, todos estes quesitos estimulados e fornecidos pela Universidade Tiradentes”, acrescenta.

Além de abraçar as chances oferecidas pela instituição, para Vitor, o segredo é não parar de estudar. “O primeiro passo é não parar de estudar, sempre procurar se atualizar no campo científico e adquirir títulos para cada vez mais aumentar o repertório de conhecimento nas áreas escolhidas para habilitação ou áreas que também me despertaram curiosidades. Em seguida procurar alguma instituição e oferecer os meus serviços a fim de experimentar outros tipos de rotina e realizar novas técnicas que a instituição ofereça, desse modo vou aumentar o meu desenvolvimento profissional e garantir mais bagagem para o futuro”, conclui o futuro biomédico.

 

Leia também: Egressa da Unit é selecionada em mestrado no Rio Grande do Sul

Compartilhe: