ESTUDE NA UNIT
MENU

Futuros fisioterapeutas realizam atendimentos no Ninota Garcia

Somente no primeiro semestre deste ano, cerca de 7.500 atendimentos foram realizados no Ninota Garcia. Número deve ultrapassar em 2022.2

às 15h12
Centro de Saúde e Educação Ninota Garcia realiza cerca de 125 atendimentos diários no Bairro Industrial, em Aracaju
Centro de Saúde e Educação Ninota Garcia realiza cerca de 125 atendimentos diários no Bairro Industrial, em Aracaju
Compartilhe:

Pacientes encaminhados pelos médicos e serviços de saúde de Aracaju e região metropolitana oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS), além de solicitações por meio de convênios (Petrobrás, Vale, Plamed, Correios e Capesaúde), e também atendimentos particulares, são atendidos pelo Centro de Educação e Saúde Ninota Garcia.  Trata-se da Clínica-Escola do curso de Fisioterapia da Universidade Tiradentes (Unit) que neste primeiro semestre de 2022 já realizou cerca de 7.500 atendimentos de forma acessível à população, com intenção de ultrapassar o número de atendimentos para o segundo semestre. 

 “Pretendemos atingir 7.700 no segundo semestre”, avisa o responsável técnico do Centro, Rodrigo de Faro Silva. Para ele, a Unit contribui com a saúde pública na capital e região, além de ofertar práticas de excelência aos futuros fisioterapeutas. “Sem contar que a estrutura que a Unit fornece hoje é uma das melhores do estado, oferecendo atendimento de ortopedia, neurologia e pediatria. O que é excelente para o paciente, e o aluno que acaba vivenciando praticamente todos os setores possíveis da Fisioterapia, adquirindo experiência para o mercado de trabalho”, reforça Rodrigo de Faro.

Dessa forma, estudantes do curso de Fisioterapia realizam, no Centro, estágio curricular, completando a formação profissional por meio de atividades de observação, atendimento individual e prática supervisionada. Luiz Henrique Santos, do 9º período do curso, é um deles.

“O Ninota Garcia é de extrema importância para nós! Pelas várias áreas que a gente passa, nós temos acesso a diversos aparelhos para termos diversas maneiras de trabalhar com pacientes. Acredito também que existe muita interligação entre as áreas e consequentemente nós conseguimos entregar tratamentos, intervenções um pouco mais amplas, voltadas ao que o paciente precisa, por conta dessa interação entre os setores, colegas, instrumentos”, destaca o aluno do 9º período do curso de Fisioterapia, Luis Henrique. “Vemos, na prática, diretamente com paciente, tudo o que aprendemos no teórico, isso é ótimo”, completa.

A paciente Maria Aparecida aprova, dizendo que o atendimento é “cem por cento! Porque aqui todo mundo faz o negócio certo, não tem ninguém com preguiça. Agora eu, que já estive pior, estou ótima por causa da fisioterapia que fazem comigo”.

Luana Correia, aluna do 9º período do curso, destaca sua experiência com a prática. “Está sendo incrível! Ver o sorriso do meu paciente aqui do Ninota Garcia é o melhor pagamento que poderia ter! É incrível a gente ter todos os equipamentos que a gente precisa. Os professores dão suporte, inclusive na criatividade, até pela experiência deles. Tudo que a gente faz aqui é com muito amor! E ver a evolução do paciente, receber o ‘obrigado’ do paciente, é incrível. Eu só tenho que agradecer realmente à Universidade e às pessoas que compõem o Ninota Garcia”, relata Luana.

O paciente Joaquim Bispo reforça a qualidade do atendimento. “Tenho três anos que estou fazendo tratamento aqui pelo SUS. Pelo menos três vezes na semana venho e aqui em Sergipe, o Ninota é o mais que eu adoro por causa do pessoal, aqui é diferente. Eu não posso ficar sentado muito tempo, mas nas outras clínicas que eu ia, só me colocavam sentado na cadeira de rodas. E aqui é diferente, os alunos me colocam na cama e ‘tô’ vendo melhor no tratamento, graças a Deus”, afirma Joaquim.

Ninota Garcia

Localizado à avenida João Rodrigues, 200, Bairro Industrial, zona norte de Aracaju (SE), o Centro de Saúde Ninota Garcia da Unit funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h e das 13h às 18h. 

Para mais informações: 79 3218-2336 ou 3218-2337.

 

Leia mais:

“Venho descobrindo cada vez mais o que é ser cientista”, diz estudante de Fisioterapia

Compartilhe: