ESTUDE NA UNIT
MENU

Iniciação científica mudou história de egressa em Enfermagem

Ana Clara Santana atualmente faz pós-graduação em uma Universidade Federal e é preceptora do curso de Enfermagem na Unit

às 21h47
Compartilhe:

Ao iniciar sua trajetória na Iniciação Científica, a egressa Ana Clara Santana, graduada em Enfermagem, afirma que a Universidade Tiradentes a ajudou a ter acesso e estímulo ao universo científico e acadêmico. Segundo ela, a Unit também disponibilizou recursos, programas e possui professores e coordenação que orientam os alunos da melhor forma.  

“Comecei através da visualização de apresentações de trabalhos realizados pelos alunos nas feiras científicas na Universidade. Em 2014, escrevi resumos científicos, projetos de extensão e de pesquisa. A partir disso, iniciei a busca por orientadores para entrar nos grupos de pesquisas e concorrer aos editais de seleções que estavam sendo lançados no momento. Esse foi o período em que comecei a me apaixonar pela investigação. Após isso, fui aprovada nos editais de iniciação científica, projeto de extensão, monitoria, ligas, mentorias, acadêmicas e participações em congressos”.

O projeto de doutorado de Ana Clara é na área de epidemiologia do câncer. Especificamente,  câncer de próstata pelo programa de pós-graduação em ciências da saúde na Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Possuo orgulho em fazer parte dessa análise epidemiológica a nível de Sergipe, pois dentro da área de saúde pública, promove uma visão holística da população que estou inserida. Na questão de impacto, a visão apurada de forma epidemiológica conseguiremos desenvolver políticas públicas voltadas para melhoria no rastreamento do câncer de forma que analise a sobrevida e contrapõe com a mortalidade. Isso ajuda na qualidade de atendimento na saúde do homem de forma integral, demonstrando que, uma assistência mais holística promove aumento da sobrevida e retarda a mortalidade de pacientes oncológicos, através de estratégias instituídas”, reitera.

Ana Clara também é preceptora do curso de Enfermagem na Unit e completa que a ciência faz parte da sua vida, e, por meio dela conseguiu apurar o olhar holístico para assistência aos pacientes de forma atualizada. “A enfermagem é uma ciência que se atualiza a todo momento e para isso precisa de evidências científicas para entregar aos clientes qualidade na assistência à saúde. Através dos insumos proporcionados pela Universidade Tiradentes consegui atingir meus objetivos e até hoje me ajuda a conquistar sempre mais”.

Compartilhe: