ESTUDE NA UNIT
MENU

Janeiro Branco: o que é saúde mental e como mantê-la?

Prevenir o adoecimento emocional vai além da prevenção de doenças mentais, abrange a busca pelo bem-estar em várias instâncias.

às 11h15
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Saúde mental é assunto urgente. Falar sobre esse tema se tornou mais frequente durante a pandemia de covid19, mas desde 2014 existe uma campanha mundial voltada para a disseminação do tema: o Janeiro Branco. O movimento surgiu com a necessidade de prevenir o adoecimento emocional da humanidade. 

Muita gente relaciona automaticamente saúde mental a transtornos mentais como depressão e ansiedade. Contudo, o conceito de saúde definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) abrange muito mais do que a ausência de doenças e sim um estado de bem-estar físico, mental e social.

A coordenadora da Clínica de Psicologia da Universidade Tiradentes (Unit), Jacqueline Caldeiras, explicou que há uma confusão quando o assunto é saúde mental. “A saúde mental envolve tudo que está na complexidade humana. É a gente pensar desde políticas públicas para a saúde mental até a prática de uma espiritualidade saudável que perpassa também por uma prática de atividade físicas e de condições sociais dignas”, disse.

Cada indivíduo está sujeito às emoções, desafios e mudanças da vida. A maneira como se reage às essas exigências demonstra se uma pessoa está saudável mentalmente ou não. Quem possui saúde mental enfrenta o cotidiano com equilíbrio e discernimento. 

Por isso é importante manter uma alimentação equilibrada, ter boas noites de sono, praticar exercícios físicos, desenvolver um hobbie e viver momentos em família. Mas, principalmente, não ter vergonha em buscar a ajuda de um profissional caso não se sinta bem.

Palestra
Para falar sobre o assunto, a Clínica de Psicologia da Unit organizou um encontro virtual para seus pacientes e colaboradores da instituição. “Queremos fortalecer a campanha do Janeiro Branco, que neste ano traz a temática ‘o mundo pede saúde mental’, intimamente ligado aos tempos pandêmicos. Vivemos resquícios de 2020 que vão além das perdas e do adoecimento. Por isso é muito importante falar da saúde mental”, enfatizou a coordenadora da clínica.

Para este encontro, a clínica contará com a participação da psicóloga Jayane Pinheiro Trindade, mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente, ela faz parte da Rede de Atenção Psicossocial do Município de Aracaju (SE) como coordenadora do Consultório na Rua.

Save the date
Data: 20/01/2022
Horário: 19h
Para participar, acesse este link.

 

*Com informações de janeirobranco.com.br 

Compartilhe: