ESTUDE NA UNIT
MENU

LABIMH lança livro em comemoração aos seus 25 anos

Livro Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida aborda temas como neurociência, esporte paralímpico, qualidade de vida e envelhecimento.

às 11h05
Compartilhe:

Em comemoração aos seus 25 anos, o Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH), da Universidade Tiradentes (Unit), lança o livro Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. São 11 capítulos contendo dissertações de Mestrado e teses de Doutorado sobre neurociência, envelhecimento, esporte paralímpico, desenvolvimento motor, políticas públicas para orientação da vocação e detecção dos talentos nos esportes, entre outros.

De acordo com o coordenador do LABIMH e professor do Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente da Unit, doutor Estélio Dantas, a produção do livro é fruto de 18 meses de trabalho, entre escrita, revisões e ajustes. “Criamos uma obra que reúne todas as linhas de pesquisa desenvolvidas no laboratório, apresentando as conquistas e o estado da arte alcançado em cada uma delas. É ciência de excelente qualidade, colocada à disposição da sociedade”, enfatiza.

“O leitor encontrará neste livro não apenas uma excelente fonte de informação e atualização científica acerca dos temas abordados, mas quiçá um despertar ou uma inspiração, para que, através da pesquisa científica, quer seja em nível de especialização, Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado, assim como tem feito o LABIMH, reafirmar o sentido literal da expressão ‘exercício físico’”, considera.

O livro está disponível nas versões impressa e digital. O e-book pode ser acessado gratuitamente no site.

LABIMH

O Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH) foi criado na Universidade Tiradentes pelo professor doutor Estélio Dantas e incorporado ao Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente da Unit. “O LABIMH visa agregar estudantes de graduação, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos, egressos e candidatos à pós-graduação que desejem estudar a influência do exercício físico sobre o envelhecimento, as doenças crônicas não transmissíveis, as doenças autoimunes, a saúde e a qualidade de vida de crianças e adultos”, explica.

Ao longo de 25 anos de existência, o LABIMH totaliza 33 obras publicadas (nacionais e internacionais) e participação em 70 capítulos de livros; publicações de 570 artigos em periódicos científicos e 768 trabalhos em anais de congressos; 759 participações em conferências ou cursos; e registro de seis patentes, além da formação de 57 doutores, 135 mestres e sete pós-doutores.

“A sinergia da multidisciplinaridade no campo das pesquisas desenvolvidas no LABIMH tem possibilitado a ampliação do escopo de transversalidades do exercício físico com outros objetos de interesse que vão além da anatomia, fisiologia, imunologia e bioquímica. O impacto do LABIMH se faz sentir muito além dos muros da Unit, repercutindo no Brasil e no exterior”, avalia o doutor Estélio.

Atualmente, o laboratório conta com 67 pesquisadores, 37 com doutorado e 30 estudantes (graduação e mestrado).

Leia mais: Saiba como cuidar da saúde e manter um estilo de vida ativo

Compartilhe: