ESTUDE NA UNIT
MENU

Leucoplasia: saiba o que é doença que acometeu o presidente Lula 

O especialista Daniel D'Aliva, explica que a doença é mais predominante em homens acima de 40 anos, fumantes e que abusam da bebida alcoólica

às 12h51
Professor de Otorrinolaringologia do curso de Medicina da Unit, Daniel D’Avila
Professor de Otorrinolaringologia do curso de Medicina da Unit, Daniel D’Avila
Imagem: Freepik
Compartilhe:

A Leucoplasia é uma doença que se apresenta como manchas ou lesões espessas e brancas que aparecem dentro na boca, geralmente na gengiva, bochechas, laringe e faringe, e é causada pelo crescimento celular excessivo. Em 2022, o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi internado e passou por um procedimento para a retirada de uma leucoplasia na laringe.
O doutorando pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e professor de Otorrinolaringologia do curso de Medicina da Unit, Daniel D’Avila, explica que leucoplasia de laringe ou leucoplasia de prega vocal é uma lesão que pode aparecer em diversos locais na laringe, em especial, nas pregas vocais. E geralmente é fácil de ser detectada com o exame de videolaringoscopia.“A lesão se apresenta como uma placa branca na parte interna da boca, garganta, faringe ou laringe. A presença dessas placas pode significar apenas uma inflamação, mas é um sinal de alarme porque elas também podem representar uma lesão pré-maligna ou até mesmo um câncer”, alerta.
O câncer de laringe é mais prevalente em pessoas com mais de 40 anos, em homens, especialmente, em fumantes e consumidores de bebida alcoólica. De acordo com prof. Daniel, a leucoplasia exige muito cuidado e acompanhamento com um otorrinolaringologista, em especial, nesses grupos que têm mais risco de desenvolver câncer. “É importante que essas pessoas observem com muita atenção o surgimento de sintomas como dor para engolir, dificuldade para respirar e uma rouquidão repetitiva e prolongada por mais de 15 dias. Esses sinais servem de alarme para procurar ajuda com um especialista”, ressalta.
O professor explica que a melhor avaliação para detectar a doença na prega vocal é feita através de um exame chamado videolaringoscopia com estroboscopia. “Esse exame é de fácil execução e pode ser realizado no consultório, apenas com anestesia tópica, através do nariz ou da garganta. É de extrema importância realizar esse procedimento para definir se o paciente apresenta uma leucoplasia superficial ou mais profunda, já que é possível observar os movimentos da prega vocal com efeito de câmera lenta”, orienta.

Tratamento

Quando a leucoplasia aparece em uma pessoa que já fez tratamento de câncer de laringe, a situação exige ainda mais cautela porque essa lesão pode representar uma recidiva da doença neoplásica. “Como aconteceu com o caso do nosso atual presidente, ele já tinha o histórico de câncer de laringe e após a campanha presidencial, com o uso mais frequente da voz, foi identificada a leucoplasia na região da laringe. Dessa forma, a equipe médica já orientou que fizesse logo a biópsia para retirada dessa lesão para saber se era benigno ou maligno. Felizmente seu caso foi uma lesão benigna, mas os pacientes que já tem um histórico prévio precisam estar muito atentos aos sintomas”, ressalta.
Segundo informações da equipe médica do presidente Lula, o tumor não apresenta ramificações e é benigno, descartando cânceres. Dessa forma, não será necessário nenhum tratamento complementar e ele seguirá em acompanhamento regular e seriado com a sua equipe de especialistas.O otorrino Dr. Daniel d´Avila ainda explica que o tratamento para leucoplasia deve ser definido com muita cautela, sendo indicado um protocolo adequado para cada caso. “O tratamento será realizado de acordo com a lesão detectada. Nos casos em que a leucoplasia é uma lesão superficial, pode ser indicado o uso de alguns medicamentos e fonoterapia. Mas se for uma lesão mais profunda ou uma lesão que não melhora com tratamento clínico, será preciso realizar um procedimento cirúrgico”, conclui.

 

Leia mais: Cigarro eletrônico é mesmo um vilão?

Compartilhe: