ESTUDE NA UNIT
MENU

Masterfits: projeto voltado à saúde de idosos será retomado neste mês na Unit

Realizado desde 2018, Masterfits é desenvolvido por acadêmicos e professores da área da saúde. Aulas a idosos devem iniciar em setembro.

às 18h27
Masterfits teve início em 2018 na Unit (Foto: Acervo)
Masterfits teve início em 2018 na Unit (Foto: Acervo)
Compartilhe:

Depois de dois anos parado em virtude da pandemia provocada pela Covid-19, será retomado neste mês de agosto o Projeto Masterfits. Desenvolvida por pesquisadores da Universidade Tiradentes (Unit), do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (PSA), a atividade busca intensificar os estudos voltados ao envelhecimento humano e ao impacto do exercício físico na saúde e na qualidade de vida dos idosos. A perspectiva é que nesta edição, 240 idosos sejam contemplados.

Desde o início do projeto Masterfits em 2018, mais de 150 pessoas foram atendidas gratuitamente nas dependências da instituição de ensino superior. A resposta para o aumento significativo de participantes está na ampliação das estruturas realizadas pela própria Unit durante os dois anos de suspensão do projeto. 

Para o professor doutor do PSA da Unit, Estélio Dantas, vinculado à Rede Internacional de Motricidade Humana, os resultados positivos conquistados na primeira fase dos estudos contribuem para que, neste segundo semestre de 2022, os números apresentem evolução representativa quanto ao objetivo central dos trabalhos. 

Pelas próximas duas semanas os estudantes dos cursos de Educação Física, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia estarão realizando atendimentos prévios. “Somos pioneiros em realizar um treinamento de força e com intensidade nos idosos. Nós conseguimos mudar o paradigma de atuar com exercícios leves, dança ou apenas alongamentos. Assim, o trabalho com pessoas desta faixa etária, com a utilização de carga e intensidade, respeitando a individualidade de cada um, promove melhoria na qualidade de vida”, destaca o professor.

A previsão de início das aulas, sob a orientação da equipe interdisciplinar da área de saúde, é no mês de setembro.

 

Inscrição

Os interessados em participar têm até o final do mês de agosto para realizar inscrição. Para isso, basta se dirigir à sala do LABIMH, localizada na sala 02 do Bloco F, campus Unit Farolândia, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde.

Ou acionar os pesquisadores pelos e-mails: simone.ffreitas@souunit.com.br; karollyni.bastos@souunit.com.br; doutorado_luciocosta@souunit.com.br

 

Masterfitts

Desde então, três teses de doutorado também estão envolvidos diretamente neste projeto, bem como artigos científicos em atividades de graduação e pós-graduação.

Há quatro anos, diante da perspectiva de impulsionar estudos, inovação e a internacionalização, o Ministério da Cultura e dos Esportes do governo espanhol aprovou um projeto que destinou recursos à Rede Internacional de Motricidade Humana. 

O professor doutor Estélio Dantas avalia essa parceria como medida unificada voltada para a qualificação dos trabalhos científicos.

“Foram realmente dois anos de distanciamento social, mas que utilizamos para aprofundar e aprimorar os estudos desenvolvidos nas aulas práticas. Temos, hoje, uma academia modernizada, mais ampla, e que será bastante utilizada nesse reinício funcional e análises acadêmicas. O que posso garantir é que todo o cronograma de ações está bem consolidado, pronto para acolher os idosos e os acadêmicos ansiosos por esse reinício do projeto”, afirma Estélio Dantas.

 

Leia também:

Projeto Masterfitts da Unit receberá financiamento de governo espanhol

Alunos do curso de Educação Física EaD desenvolvem ação na Casa Irmã Santa Dulce

Compartilhe: