ESTUDE NA UNIT
MENU

Mercado Verde: possibilidades de renda sustentável

Educação ambiental e mercado verde são possibilidades de utilização consciente e rentável

às 17h35
Imagem Freepick
Imagem Freepick
Compartilhe:

Com dimensões continentais e recursos ambientais variados (hidrogênio, gás natural, petróleo, energia eólica, Termosolar e fotovoltaica, biomassa florestal e aquática além de outros recursos), o Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresenta problemas ambientais em 90% dos municípios. Uma possibilidade de utilização consciente e rentável desses recursos é por meio da educação ambiental e do mercado verde.

Definido como economia que resulta na melhoria do bem-estar e que reduz riscos ambientais e escassez ecológica, conforme Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o mercado verde se apresenta como alternativa de percepção e desenvolvimento, como explica Renan Tavares, professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos da Unit e pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa.

“O conhecimento é a chave mestra e pode ajudar a produzir uma mudança global, considerando os aspectos sociais, culturais, econômicos, científicos e tecnológicos. Existem vários grupos de pesquisa aplicada que divulgam nas redes sociais informações detalhadas sobre Tecnologias Sociais, abordando temas como sobre fogão/secador/forno Termosolar, tratamento de água utilizando recursos naturais, compostagem e biodigestores através do uso das energias renováveis. O Brasil é rico em tudo isso, mas as mudanças demoram um pouco, basta ter a mente presente no aqui e agora. A gente faz um esforço danado formando profissionais, entretanto nosso esforço ainda está limitado. Por um lado, a pandemia nos trouxe esse lado positivo de acesso à comunicação”, defende.

Pesquisa

Trabalhando com tecnologias sociais e energias renováveis inseridas no mercado verde, Renan explicou que sua pesquisa tem como objetivo gerar um sistema energético que possa trazer independência ao cidadão e garantir a sustentabilidade da vida para esta e futuras gerações, incluindo toda a vida na terra.

“Nosso trabalho com energia Termosolar é para processamento de alimentos e purificação de água, em termos gerais. São tecnologias sociais que podem ser desenvolvidas em diversos níveis de complexidade e nosso trabalho é trazer as tecnologias para expandir a percepção e ver o mundo de outra maneira, como uma das perspectiva sé o processamento de alimentos diminuindo progressivamente o gás”.

 

Compartilhe: