ESTUDE NA UNIT
MENU

Mobilidade Acadêmica é diferencial no mercado de trabalho

Para o aluno de graduação, participar da Mobilidade Acadêmica ajuda no desenvolvimento de habilidades requeridas por empresas e recrutadores

às 14h49
Compartilhe:

Cada vez mais, estudantes em diversas faixas etárias procuram por oportunidades de trocar experiências com pessoas de outros países, a exemplo da Mobilidade Acadêmica. A convivência com indivíduos diferentes motiva os alunos a viver de forma independente, absorver novas culturas e, consequentemente, ganhar destaque no mercado de trabalho. Por isso, o ambiente acadêmico é tão aberto a esse tipo de interação cultural.

Segundo a coordenadora do setor de colocação profissional e estágio da Universidade Tiradentes (Unit Carreiras), Maria Luísa Teodoro, a Mobilidade Acadêmica ajuda no crescimento pessoal do estudante. “É com experiências como essa que observamos o desenvolvimento de competências como a comunicação com pessoas de diversas culturas, afinal de contas não existe uma melhor que a outra, sendo elas apenas diferentes, e com isso notamos o quanto o estudante aprende a ter respeito, reciprocidade e compartilhamento, por exemplo”, disse.

As empresas também são impactadas pela experiência da Mobilidade Acadêmica. “Os recrutadores almejam que os candidatos demonstrem diferenciais que vão além do conhecimento técnico, a exemplo do autoconhecimento, capacidade de criar e inovar, e inteligência emocional. As pessoas com experiência internacional demonstram melhor capacidade de trabalhar em equipe e conviver em grupo, pois há o desenvolvimento da educação como um todo: fluência em língua estrangeira, desenvolvimento de conhecimentos técnicos e construção de rede de relacionamento”, afirmou ela.

Para os alunos que têm dúvida sobre participar ou não de uma Mobilidade Acadêmica, Maria Luísa afirma que é uma oportunidade que contribuir, sim, para o reconhecimento no mercado de trabalho. “É importante entender todo o funcionamento da Mobilidade Acadêmica, de forma que se adeque aos seus interesses e expectativas, incluindo em seu planejamento de carreira, na certeza de que será uma experiência incrível”, concluiu a coordenadora do Unit Carreiras.

 

Leia mais:

Mobilidade Acadêmica Internacional: qual a sua dúvida?

Compartilhe: