ESTUDE NA UNIT
MENU

O uso das tecnologias na educação em tempos de pandemia

Professor e alunos da Unit pesquisam sobre o uso das tecnologias na educação antes, durante e depois a pandemia

às 12h39
Compartilhe:

Cada vez mais, a tecnologia e as ferramentas digitais se tornam parte do dia a dia das pessoas, não importa a idade. A internet tornou-se aliada em aproximar quem estava longe devido às restrições de distanciamento social impostas pela pandemia de covid-19, tornando-se indispensável para a educação durante a suspensão das aulas presenciais. Por isso, pesquisadores já estudam o uso da tecnologia em prol da educação nesses cenários.

O estudo intitulado O uso das tecnologias na Educação: realidade e perspectivas em tempos de pandemia é fruto do trabalho do professor da Universidade Tiradentes (Unit), Fábio Gomes Rocha, junto com graduandos da instituição. “Faz parte de um dos estudos que fazemos na Iniciação Científica com alguns alunos, que é analisar e desenvolver tecnologias que permitam apoiar a Educação e, principalmente, auxiliar os professores nesse contexto da educação inclusiva”, disse.

A ideia da pesquisa é apresentar o uso da tecnologia no período pré-pandêmico, quais as demandas durante a pandemia e as perspectivas para a fase pós-pandemia. No estudo, é apontado que a presencialidade era o modelo educacional comum antes da pandemia mas, com o isolamento social, houve a necessidade de transformá-lo em ensino híbrido.

Mesmo com o retorno às aulas presenciais, ainda agora o ensino híbrido e o uso constante da tecnologia será parte dos modelos educacionais. Por isso, o professor enfatiza a importância da capacitação dos docentes. “Os professores precisam estar capacitados e cada vez mais preparados para esse ambiente que vai usar a tecnologia em prol da educação. Nós falamos, então, de ambientes híbridos, como usar bate-papos e outros recursos, e como isso poderia ser proveitoso tanto para o professor como para os alunos no momento atual”, destaca.

 

Leia também: Inteligência Artificial é uma das áreas de pesquisa da Unit

Compartilhe: