ESTUDE NA UNIT
MENU

Os melhores aplicativos e programas para fazer o planejamento financeiro

Aplicativos e ferramentas online podem ser baixados e auxiliam a pessoa a fazer o melhor planejamento financeiro

às 18h30
Além das planilhas, os aplicativos de planejamento financeiro fazem o registro das despesas e ajudam a organizar as finanças de forma simples (Unsplash)
Além das planilhas, os aplicativos de planejamento financeiro fazem o registro das despesas e ajudam a organizar as finanças de forma simples (Unsplash)
Compartilhe:

A organização financeira ainda é uma grande dificuldade para muitos brasileiros. Neste sentido, a tecnologia pode ajudar e muito por meio de ferramentas que auxiliam na gestão financeira pessoal. Atualmente, uma gama de aplicativos e programas para fazer o planejamento financeiro estão disponíveis. Mas quais os melhores aplicativos? Identificá-los é essencial para usufruir bem desses recursos e aprender a gerir bem as finanças

Segundo informações da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), cerca de 40% dos brasileiros com idade superior a 18 anos estão com o nome “sujo no SPC” [Serviço de Proteção ao Crédito]. Quando falamos de empresas (pessoa jurídica), um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulgado em 2021 indica que 23% das micro e pequenas empresas fecham antes de completar cinco anos, e chega a 30% de fechamento no caso dos Microempreendedores Individuais (MEI).

“Existem diversos softwares disponíveis, desde os mais tradicionais como as planilhas, até ferramentas de gerenciamento disponibilizados pelos aplicativos de bancos, que já apresentam um resumo com base nas informações disponíveis nas compras utilizadas por cartão de crédito e débito. Além dessas ferramentas tradicionais, existem vários aplicativos disponíveis que vão auxiliar quem busca organizar suas finanças de forma simples, mas saiba que o princípio de tudo é realizar o registro de todas as despesas”, orienta o professor Marco André Ramos, coordenador pedagógico dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas). 

Entre os aplicativos de planejamento financeiro disponíveis atualmente, três se destacam: o Conta Azul, que é um aplicativo adequado para quem deseja gerenciar as contas da sua empresa, mas também pode ser utilizado para controlar as contas pessoais; o Organizze, que se apresenta como um aplicativo de fácil utilização, e o Minhas Economias, que é o aplicativo mais popular para gerir finanças pessoais. Com ele você pode gerar relatórios com os fluxos anuais e mensais das suas finanças e, ainda, cadastrar metas e objetivos para o ano.

“O Conta Azul tem uma interface que permite a análise gráfica e é possível fazer fluxo de caixa. Já com o Organizze é possível organizar as contas de diferentes cartões em um só app. A partir do cadastro de todos os seus gastos é possível identificar para onde está indo cada centavo gasto. Indico a criação de poucas categorias de gastos para iniciar no planejamento financeiro. E o Minhas Economias também conta com gráficos e relatórios de detalhamento. Para o usuário, basta cadastrar os valores de suas receitas e despesas. Vale ressaltar que os apps também estão disponíveis para Android, iOS e ainda contam com uma versão web”, destaca o professor de Economia Emanuel Lucas de Barros, docente da Unit Alagoas. 

Asscom | Grupo Tiradentes 

Compartilhe: