ESTUDE NA UNIT
MENU

Outubro Rosa: ações alusivas acontecem na UBS Dr. Roberto Paixão

Entre os dias 4 e 8 de outubro, as mulheres atendidas na UBS receberão orientações sobre a prevenção ao câncer de mama e a importância do Outubro Rosa

às 18h29
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Em alusão ao Outubro Rosa, docentes e estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Farmácia da Universidade Tiradentes (Unit) realizam ações de conscientização na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Roberto Paixão, no bairro 17 de março, nos dias 4 a 8 de outubro. As mulheres que procurarem atendimento serão acolhidas pela equipe, receberão orientações e participarão de dinâmicas e rodas de conversa.

A supervisora da UBS, Bruna Brito, explica que essas ações servem para conscientizar a população local. “Serão desenvolvidas atividades voltadas às mulheres para incentivar o autoexame das mamas, além da realização de exames de lâmina, testes rápidos e encaminhamento para mamografia. Esse tipo de ação é importante aqui no bairro, pois fomenta esses cuidados, para que a população se conscientize em relação ao Outubro Rosa”, disse.

Jheyson Rocha, aluno do 4º período do curso de Farmácia, foi um que atuou diretamente com a população. “Percebemos que algumas mulheres acima de 40 anos, que é a idade em que se deve fazer o exame das mamas anualmente, e gestantes acima de 30 anos, não tinham esse conhecimento. Passamos para elas como se autoexaminar em casa e orientamos que, caso percebam alguma anormalidade, procurem um médico”, destacou.

A programação alusiva ao Outubro Rosa na UBS Dr. Roberto Paixão seguirá até a sexta-feira, 8/10, com orientações sobre a importância do autocuidado das mamas, ação educativa sobre mitos e verdades sobre o câncer de mama e acolhimento das usuárias, com entrega de laços cor-de-rosa.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Durante este mês são desenvolvidas diversas ações com o objetivo de conscientizar sobre a doença e, assim, estimular para que as mulheres procurem o diagnóstico e recebam tratamento apropriado, contribuindo para a redução de mortes pela doença.

 

Leia também: Acadêmicos de Farmácia atendem comunidade na UBS Dr Roberto Paixão

Compartilhe: