ESTUDE NA UNIT
MENU

Professor da Unit é aprovado em quatro doutorados

Ítalo Spinelli é mestre em Economia, faz parte do corpo docente da Unit há oito anos e foi selecionado em quatro universidades federais.

às 11h18
Ítalo Spinelli é professor na Universidade Tiradentes (Unit) há oito anos.
Ítalo Spinelli é professor na Universidade Tiradentes (Unit) há oito anos.
Compartilhe:

A carreira de Ítalo Spinelli como professor na Universidade Tiradentes (Unit) começou em 2013. Oito anos depois, o docente se mantém em busca de constante aprendizado. Mestre em Desenvolvimento Regional e Gestão de Empreendimentos Locais, ele está concluindo um segundo mestrado, desta vez em Economia. Mas não para por aí. Recentemente, Ítalo foi aprovado em quatro programas de doutorado em universidades federais de referência na área em Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul.

Segundo ele, quando saiu o resultado das seleções, o sentimento foi muito maior do que a felicidade. “É motivo para ficar muito orgulhoso. Ser aprovado em um doutorado tem toda uma questão de prova escrita, avaliação de projeto, entrevista, avaliação curricular… Tem a questão de idiomas também. Então, não é um processo simples. Fui me preparando ao longo do ano [2021]  para as provas. Sempre estudando e desenvolvendo as atividades de docente e pesquisa”, contou Spinelli.

Para o professor, fazer parte do corpo docente da Unit contribuiu para esse desfecho. “Eu acredito que esse processo de ser professor universitário ao longo desses oito anos me deu mais credibilidade na hora da seleção. Sendo professor você vai muito mais preparado para uma entrevista de doutorado, você sabe como construir um projeto de uma forma para você se tornar mais seguro”, disse.

A quem tem o desejo de iniciar uma trajetória como pesquisador, Ítalo diz que é preciso organizar o tempo, mas que é possível. “Não tem conquista sem sacrifício. Então, é uma questão de organização do tempo, de controle da ansiedade e maturidade também para encarar os desafios que estão postos. Eu sempre falo para os meus alunos que tem que fazer tudo no seu tempo, mas é uma questão de encarar os desafios. Eles estão aí e a gente precisa superá-los”, ressaltou.

Quando concluir o doutorado em uma das quatro instituições, ele quer permanecer na prática docente. “A minha perspectiva é que com o meu doutoramento eu possa  contribuir ainda mais para a formação dos alunos. Desenvolver novos trabalhos, novas pesquisas na área econômica e trazer discussões contemporâneas já que vou estar me atualizando com os melhores professores, dos grandes centros de pesquisa e pós-graduação em economia. Isso me qualifica ainda mais para ser um professor com ainda mais credibilidade diante dos meus alunos”, afirmou o professor.

 

Leia também: Entenda a diferença entre as modalidades do Ensino a Distância

Compartilhe: