ESTUDE NA UNIT
MENU

Professor Jouberto Uchôa participa do Projeto Vivas Memórias do TJSE

O projeto está disponível no YouTube e tem como objetivo resgatar a história do tribunal por meio de depoimentos de magistrados e personalidades sergipanas.

às 11h14
Compartilhe:

O professor Jouberto Uchôa de Mendonça, reitor da Universidade Tiradentes (Unit) e fundador do Grupo Tiradentes, está entre as sete personalidades sergipanas que participaram do Projeto Vivas Memórias do Tribunal de Justiça de Sergipe. A iniciativa foi criada em maio de 2018, pela Presidência e Diretoria de Comunicação do TJSE, na gestão do Desembargador Cezário Siqueira Neto.

No projeto, que tem como objetivos preservar a história do Judiciário sergipano a partir dos relatos dos seus integrantes, além de reconhecer e valorizar a trajetória dos entrevistados, o professor Uchôa destacou sua infância e juventude, primeiros empregos, sua rotina e o relacionamento com o judiciário, além de enfatizar a trajetória do Colégio e da Universidade Tiradentes. 

Além de cursar Administração Pública e Contabilidade, o reitor da Unit graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais/UFS (registro na OAB/SE 509) e fez pós-graduação em Administração de Unidades de Ensino. 

“Tenho uma ligação forte com o judiciário por conta das minhas raízes, e uma verdadeira admiração pelos homens e mulheres que fazem a Justiça. Torço todo dia para que os jovens se mirem na nossa Justiça, no nosso tribunal, na nossa magistratura, porque eles vão levar para o futuro uma lição para que possam praticar”, declara o professor Uchôa. 

“Quero dizer que tenho o maior orgulho de conviver com o judiciário de Sergipe. Estou me sentindo um rei por poder me enquadrar nesse projeto, que é o máximo. Se algo da minha história for importante para os jovens da minha terra, vou me sentir recompensado”, acrescenta.   

Desde que o projeto Vivas Memórias foi iniciado, já foram entrevistadas 51 pessoas, sendo 24 desembargadores, 15 juízes aposentados, sete personalidades sergipanas, a exemplo do professor Jouberto Uchôa e cinco membros da Academia Sergipana de Letras Jurídicas.  

Em 2021, a primeira etapa do projeto foi concluída ao serem inseridas todas as entrevistas, na íntegra, no Portal da Memória do TJSE, além do canal oficial do Tribunal de Justiça no YouTube.

Clique aqui para conferir a entrevista com o professor Jouberto Uchôa. 

Veja também: Reitor da Unit recebe Medalha do Bicentenário de Sergipe

Compartilhe: