ESTUDE NA UNIT
MENU

Professor Uchôa é homenageado com lançamento de biografia autorizada

A biografia foi escrita pelo jornalista e egresso da Unit, Milton Alves Júnior e é uma homenagem ao educador sergipano, professor Uchôa.

às 14h56
Compartilhe:

Nesta quinta-feira, 28, o jornalista e egresso da Universidade Tiradentes (Unit), Milton Alves Júnior lançou seu mais novo livro:  ‘Uchôa – Multiplicador de sorrisos’. A obra é uma biografia autorizada que traz detalhes dos 85 anos de vida do reitor da Unit e fundador do Grupo Tiradentes, Jouberto Uchôa de Mendonça. O evento aconteceu no foyer da Reitoria da Unit, no campus Farolândia, e reuniu amigos, colaboradores e autoridades políticas sergipanas.

“Quando falamos do professor Uchôa, ligamos logo à Educação, mas nesse livro, as pessoas vão conhecer o seu lado humanista, que adora ir à feira, defensor do meio ambiente e apoiado da cultura e folclore sergipano, ele que inclusive teve início no âmbito escolar, marcando quadrilha no Ginásio Pio Décimo. Quem consumir o conteúdo vai se apaixonar não só pelo professor Uchôa, mas pela professora Amélia Cerqueira e seus filhos”, conta o autor do livro.

Para o homenageado, o professor Uchôa, o gesto de Milton Júnior foi de bondade e grandeza em realizar essa obra. “Não posso descrever a emoção em ver minha história sendo contada neste livro. Espero que as pessoas encontrem nela toda a verdade da minha vida. Eu fui vigia, bedel, servente, tecelão… nesse trajeto todo nunca me faltou o bom tratamento do sergipano. Jamais poderia imaginar chegar onde cheguei e eu espero que no que me resta de tempo de vida, que eu não decepcione a minha terra e as pessoas daqui”, salienta.

Orgulhosa, a professora Amélia Cerqueira, esposa do professor Uchôa, agradece a Milton pela surpresa. “Ele dedicou-se a esse livro e entrevistou toda a família com muito carinho e cuidado. Então, eu só tenho a agradecer por esse momento. São muitas histórias para contar de uma trajetória de muitas vitórias e também de muita tristeza e perdas, mas isso valoriza e engrandece a gente. Sinto que Uchôa está recebendo de volta tudo aquilo que fez durante toda a vida dele e vejo um homem realizado e feliz”, revela.

De acordo com o vice-reitor da Unit, professor Uchôa Júnior, o lançamento da obra foi um momento de celebração da história de seu pai. “É uma sensação de alegria ver o reconhecimento da sociedade, na pessoa do jornalista Milton Júnior. Meu pai já teve algumas iniciativas de produção de livros, mas o que torna essa obra ainda mais rica é por ter sido escrita sob o olhar de outra pessoa. Eu vejo um reconhecimento de um legado que se deixa, o reconhecimento em vida, que é muito importante de amor à terra”, afirma.

Aberto para toda a sociedade, o momento foi uma oportunidade de valorizar a cultura sergipana e de parabenizar o homenageado por sua história de vida. Entre os presentes, esteve a vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino. “Falar do professor Uchôa é muito significativo para qualquer pessoa que pensa Sergipe e queira desenvolver o Estado. A história dele impulsiona a todos nós, seja a nós da gestão pública, seja aquela pessoa que veio das classes D e E. Ele é um exemplo para todo o mundo por sua força, coragem, inteligência e a forma como trata as pessoas com muita humanidade. Por isso, a história dele precisa entrar na vida de todos nós”, acredita.

O ex-governador de Sergipe, Jackson Barreto também prestigiou o lançamento da biografia autorizada. “Eu vejo o professor Uchôa como um grande vencedor. Um homem à frente do seu tempo, corajoso, valente e que imprimiu a filosofia da universidade privada nesse Estado. Ele teve a ousadia de construir um dos maiores grupos de Educação do Nordeste contra toda a sorte de preconceito e de origem da vida popular. Hoje, mostra a Sergipe e ao Brasil que construiu um patrimônio que orgulha a todos nós sergipanos. Para mim, ele é o maior empreendedor do estado de Sergipe”, ressalta.

 

Leia também: Reitor da Unit é empossado como imortal na Academia Nacional de Economia

 

Compartilhe: