ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto Inova terá Escritório para estreitar relações entre cursos e parceiros

Professores representantes de cada curso irão acompanhar demandas de empresas e entidades, para que elas sejam transformadas em projetos desenvolvidos por alunos

às 19h12
Compartilhe:

O projeto Inova Tiradentes terá mais novidades a partir deste período 2024-1. Além do ingresso dos cursos de Estética e Cosmética, Fisioterapia e Nutrição, ele passará a contar com um Escritório de Empresas, que atuará na intermediação de demandas para o desenvolvimento de projetos pelos alunos dos cursos ligados ao modelo. Idealizado desde agosto do ano passado pela Universidade Tiradentes (Unit), o Escritório começa a funcionar nesta segunda-feira, 19, e será composto por professores representantes de cada curso componente do projeto Inova (Educação Física, Enfermagem, Psicologia, Administração, Engenharia Mecânica, Direito, Estética e Cosmética, Fisioterapia e Nutrição). 

De acordo com o professor Douglas de Moura Andrade, coordenador do escritório e docente do curso de Administração, o objetivo é aproximar ainda mais os cursos da Unit e as empresas atuantes nos mercados de Sergipe e de Pernambuco, no sentido de que elas ofereçam questões e demandas reais para serem respondidas ou solucionadas através dos projetos e atividades de pesquisa e extensão, desenvolvidas a cada trimestre. “A ideia é que a gente consiga prospectar e trazer essas empresas para dentro da instituição, para que possamos resolver problemas dentro delas e sendo apoiado por professores distribuídos entre os cursos que estão no modelo Inova até esse momento”, diz.

Outro objetivo é fortalecer o aprendizado prático de cada estudante, permitindo que ele seja melhor inserido no mercado de trabalho. Para o professor Jouberto Uchôa Júnior, vice-reitor da Unit e diretor-executivo do Grupo Tiradentes, o principal ganho com a criação do Escritório é uma relação maior e mais organizada entre empresas e Universidade, tendo o grupo de professores como uma ponte de ligação. “O objetivo do aluno é ir para o mercado de trabalho. Ele vem para a universidade porque ele quer ir para o setor produtivo, quer ter autonomia, quer ascensão de classe, uma série de coisas. E isso passa, obviamente, pela formação no ensino superior. Por isso que esse escritório é importante, para favorecer e nos ajudar para que esse aluno esteja no mercado e trabalhe o mais cedo possível”, destacou.

Os professores que atuarão no Escritório de Empresas têm ampla experiência no mercado, junto às suas respectivas áreas de atuação, para além da atuação acadêmica na Unit. “Cada curso vai ter o seu representante, que estará junto aos demandantes, junto às empresas, às organizações, ONGs, escolas… a depender dos diferentes perfis, fazendo essa prospectação e trazendo situações concretas, em que os alunos vão estar imbuídos ao longo daquele trimestre e auxiliar essa empresa a resolver uma dor, a dirimir um problema que porventura exista”, completa a professora Michelline Simões do Nascimento, gerente de Avaliação e Acreditação da Pró-Reitoria de Graduação da Unit. 

Ação em parceria 

O Escritório de Empresas do Projeto Inova atuará em parceria com o Unit Carreiras, núcleo de carreiras e empregabilidade da instituição, que também atende a todos os outros cursos da instituição. O coordenador ressalta que o Carreiras ficará incumbido de levantar as demandas diretamente junto às empresas, abrindo caminho para que o Escritório faça a gestão e a execução dos projetos desenvolvidos em resposta a estas demandas. Além do Unit Carreiras e dos consultores externos da Unit, a Pró-Reitoria de Graduação também prestará apoio às coordenações dos cursos e aos integrantes do novo núcleo. 

Douglas explica que as empresas parceiras, ao terem suas demandas detectadas, receberão pelo menos duas visitas in loco da equipe do Escritório, para que aconteça um diagnóstico do caso a ser estudado. “Você chega numa indústria que tem uma demanda lá de logística. E aí, em comum acordo com a empresa, você pega essa demanda e traz para trabalhar com o aluno aqui dentro da Universidade. Esse aluno vai na empresa obter detalhes e no final do período é feito um todo um trabalho apresentado para empresa e também aqui dentro da instituição com o que foi realizado no trimestre para atender aquela demanda”, detalha.

Para o coordenador, que atua há 39 anos no mercado e há 15 como professor, o novo passo do Projeto Inova é a realização de um sonho profissional. “Ensinar e mostrar para o aluno aquilo como o que ele está aprendendo é aplicado no mercado sempre foi para mim um grande objetivo de ser professor. É uma oportunidade sensacional que o aluno tem de desenvolver a atividade acadêmica em paralelo com a atividade do mundo real, o que seguramente vai agregar muito para ele ao final do curso. Esse aluno vai sair daqui totalmente preparado para encarar as dificuldades e desafios do mundo profissional”, conclui Andrade.

O Inova Tiradentes

Pensando em um ensino-aprendizagem cada vez mais eficaz, a Unit lançou o projeto Inova Tiradentes no primeiro semestre de 2023. Foi o resultado de um processo de reestruturação curricular de seis cursos da graduação. Seu grande diferencial é a metodologia de ensino baseada na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), considerada uma das práticas mais eficazes do século XXI por aumentar a motivação dos estudantes em aprender, trabalhar em equipe e desenvolver habilidades colaborativas.

No Inova Tiradentes, os alunos de 1º período atuam com questões e problemas reais, advindos de demandas da sociedade, inclusive, colaboram na criação de soluções e apresentam os resultados das intervenções. Além de entender mais ativamente sobre os conteúdos propostos, o estudante se capacita para o mercado de trabalho desde cedo, contribuindo com o desenvolvimento social.

Leia mais:
Inova Tiradentes completa um ano e desenvolve mais de 300 projetos

Compartilhe: