ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto Primeiros Socorros na Escola chama a atenção para acidentes

A ação já está na 3ª edição e visa a capacitação de profissionais da educação para lidar com acidentes nas escolas

às 18h03
Compartilhe:

“Cem por cento das crianças já sofreram ou sofrerão algum tipo de acidente dentro do ambiente escolar”, declara Daniel Neves, professor do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit). Pensando em diminuir essa estatística, ele idealizou o Projeto Primeiros Socorros na Escola. O evento está na 3ª edição e acontecerá virtualmente no sábado, 02/10.

O professor explica que o objetivo da ação é capacitar professores e colaboradores de colégios públicos e privados, desde berçários até o ensino especial, em conhecimentos de primeiros socorros. “É um projeto que vem proporcionar a professores e colaboradores de escolas agirem de forma correta, rápida e segura, sabendo o que fazer e o que não fazer nos mais variados acidentes ocorridos dentro das escolas e creches, inclusive evitando possíveis óbitos”, esclarece Daniel.

O projeto conta com a participação de alunos do curso de Medicina, associados à International Federation of Medical Students Associations (IFMSA) Brazil Unit e estudantes da Liga Acadêmica de Medicina de Urgência e Emergência de Sergipe (Lamurgem).

Segundo o professor, o envolvimento dos alunos de Medicina é importante. “Eles precisam desenvolver habilidades em primeiros socorros e, também, conhecer as mais diferentes comunidades e realidades escolares do Brasil”, conclui.

Os temas abordados serão ferimentos, fraturas, pancadas e pequenas amputações; Intoxicação por picada de animais peçonhentos, alimentos e produtos químicos; engasgo e afogamento; infecções na infância, sangramento nasal e oral; queimaduras: quente, frio e lagarta de fogo; convulsões, infarto e parada cardiorrespiratória.

 O projeto

O projeto está em sua terceira versão. Já atingimos mais de 400 professores e colaboradores de escolas, com quase 150 alunos de Medicina envolvidos e 3 professores”, disse Daniel.

A primeira edição do Projeto Primeiros Socorros na Escola ocorreu em 2019 e aconteceu nos laboratórios da saúde da Unit. Os participantes passaram pela capacitação, dividida em parte técnica, aulas e simulações.

 

Leia também: Monitoria: conheça as vantagens de participar

Compartilhe: