ESTUDE NA UNIT
MENU

Reitor recebe Medalha da Ordem do Mérito Eleitoral de Sergipe do TRE/SE

Honraria do TRE é uma forma de homenagear cidadãos sergipanos que contribuem com o aperfeiçoamento dos serviços eleitorais. Reitor foi um dos homenageados.

às 14h22
Compartilhe:

Como forma de homenagear cidadãos sergipanos que contribuem constantemente com o processo de aprimoramento dos serviços eleitorais e, por sua vez, ao fortalecimento do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, o presidente do órgão, desembargador Roberto Eugênio da Fonseca Porto, entregou a Medalha da Ordem do Mérito Eleitoral de Sergipe na tarde de ontem, 28.

Dentre os homenageados, estava o magnífico reitor da Universidade Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, que recebeu a Medalha no seu Grau Comendador. “Fiquei orgulhoso por estar diante de todas as autoridades homenageadas e por saber que muitas delas tiveram algum vínculo com a Universidade de Tiradentes, seja por meio da graduação ou da pós. Essa honraria concedida pela Justiça Eleitoral sergipana também é motivo de orgulho para mim, é um gesto de carinho muito especial que reconhece nosso esforço pela educação sergipana”, revela professor Uchôa.

O presidente do Grupo Tiradentes, Luciano Klima, também esteve presente na ocasião. “Estar aqui mais em um evento ao qual o professor Uchôa é laureado é motivo de muito orgulho para todos nós que fazemos parte do Grupo Tiradentes. Afinal, temos um fundador que sempre teve uma contribuição tão importante para a sociedade. De todos os homenageados hoje aqui, inclusive, boa parte foram egressos da Unit. Então com certeza o professor Uchôa impactou a vida dessas pessoas e também de todo o TRE. Ele merece todas essas honrarias”, afirma Klima.

Para o vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes, Saumíneo Nascimento, essa medalha representa muito diante do relacionamento que a Unit possui, há tantos anos, com outras instituições da sociedade e do poder público. “É devido a toda contribuição que o reitor deu à educação superior do estado de Sergipe, contribuindo inclusive no fortalecimento da democracia, das eleições, formando cidadãos do curso de Direito, por exemplo, que pelo TRE já passaram e passam até os dias de hoje. Então, o legado que o professor Uchôa tem no estado de Sergipe é merecedor da honraria que ele está recebendo. Juntamente com vários outros homenageados que também estão, muitos cidadãos sergipanos que contribuem e contribuíram para o fortalecimento da nossa democracia”, afirma Saumíneo Nascimento.

A terapeuta integrativa, Marilda Cerqueira, acredita que o legado que o reitor da Unit construiu no estado é merecedor de tal honraria. “É sempre um prazer muito grande acompanhar todas as conquistas que ele vem galgando ao longo desses 60 anos de história. Ele já teve a felicidade de ter outras homenagens assim, mas é sempre uma alegria muito grande ver esse reconhecimento da sociedade de diversos, níveis e segmentos, e a gente, enquanto família, fica muito feliz por ele. Ainda mais depois desse tempo de pandemia tão difícil, que todo mundo ficou tão afastado. Então receber essa homenagem de gratidão, depois de tempos como esse, é bem simbólico e gratificante pra gente”.

A dois dias da comemoração dos 90 anos da instalação do TRE/SE, a solenidade ganhou especial destaque para a sociedade sergipana. “Com muito prazer, esta casa recebe hoje tão importantes cidadãs e cidadãos para um ato de necessária e justa comemoração. Em momento tão difícil pelo qual passa o nosso planeta em geral, depois de uma pandemia que ora se arrefeceu, mas ainda não acabou e de tempos de sombria guerra, a gratidão se torna, a cada dia, o sentimento mais nobre entre aqueles que perpassam os corações humanos. A Outorga da Medalha do Mérito Eleitoral simboliza o agradecimento às pessoas que, com trabalho e dedicação, muito contribuíram com o engrandecimento da Justiça Eleitoral em Sergipe”, declara o presidente do TRE/SE, desembargador Roberto Eugênio da Fonseca Porto.

Medalha

Comenda foi criada em 18/06/2003, por meio das Resoluções 181 e 182, ambas do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) e tem como objetivo reconhecer, “valiosa e desinteressada, efetivamente prestada em prol do constante processo de aprimoramento eleitoral, assim como pela necessidade de reconhecimento público do trabalho desenvolvido com vista ao engrandecimento desta Justiça; fazendo consignar que a reverência é uma distinção honorífica oferecida a fim de incentivar uma maior cooperação com esta Corte de Justiça, assim como também o exercício da cidadania, destinando-se a prestigiar pessoas físicas e entidades que, por seus méritos relevantes serviços prestados, tenham se destacado”.

 

Com informações do TRE/SE

 

Leia mais:

Pró-reitor da Unit é homenageado pelo Corpo de Bombeiros

Compartilhe: