ESTUDE NA UNIT
MENU

Representantes do Polo EaD em Nossa Senhora do Socorro participam da Conae

A etapa municipal da Conae foi realizada nos dias 2 e 3 de dezembro e contou com a participação de representantes do Polo EaD em N.S. do Socorro da Unit.

às 11h32
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit), por meio do Polo de Educação a Distância de Nossa Senhora do Socorro, participou da IV Conferência Nacional de Educação — Conae 2022 — etapa municipal. O evento, que foi realizado nos dias 2 e 3 de dezembro no Instituto Federal de Sergipe (IFS Campus-Socorro), teve como tema Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira.

Para o gestor do Polo EaD de Nossa Senhora do Socorro, Sandro Francisco Ribeiro, a Conae possibilita a participação da sociedade no desenvolvimento da educação nacional. “Ela congrega estudantes, pais, profissionais da educação, gestores, agentes públicos e a sociedade civil organizada para debater os principais temas da área, desde a educação infantil até a pós-graduação”, declara. 

“A Unit, polo Nossa Senhora do Socorro, por estar voltado ao segmento da educação de nível superior, vem desenvolvendo sua função social na rede socioeducacional formando profissionais para o mercado de trabalho nas áreas do Serviço Social, Pedagogia, Administração e Contabilidade, entre outras. Estamos sempre engajados nos eventos socioeducacionais, a exemplo da Conae”, acrescenta.

Entre as contribuições da Unit está a de dialogar sobre os eixos temáticos e contribuir com as pautas destacadas. “Por se tratar de um fórum nacional, estadual e municipal, onde as discussões giram em torno do sistema nacional de educação e também do plano nacional de educação, é importante a participação da instituição de ensino. Durante o evento, destacamos a inserção do Serviço Social e da Psicologia na rede da educação brasileira”, comenta Sandro Francisco. 

“É sempre relevante dialogar sobre os rumos da educação básica ao nível superior, conforme a legislação atual, Constituição federal, LDB 9394/96, assim como compreender o sistema nacional de educação e plano nacional de educação, e poder expressar nossas contribuições para o desenvolvimento da educação”, complementa. 

Para o professor da Unit José Carneiro de Almeida Filho, o evento aconteceu seguindo as diretrizes da conferência e priorizou o tema Inclusão, equidade e qualidade. “A conferência destacou o subeixo I, Avaliação das diretrizes e metas. Já o subeixo II, Uma escola para o futuro e o III trataram da criação do plano nacional de educação. Nesta perspectiva, a discussão seguiu norteada pelo sistema nacional de educação e plano nacional de educação”, frisa. 

“No subeixo VII, que estabelece que o plano nacional de educação e a gestão democrática da escola pública deverão contar com a participação popular e o seu controle social, permite que se perceba a importância da inserção do assistente social na educação”, completa. 

As estudantes do curso de Serviço Social Aline Dória de Almeida, Aldylany Ramos Santos, Verônica de Araújo e Maria Veronica Rodrigues dos Santos também participaram da Conae. “O evento foi de extrema importância para nós, como estudantes de Serviço Social, na medida em que se pode compreender um pouco da política educacional e perceber que, conforme a lei 13.935/19, existem grandes possibilidades da inclusão do assistente social na educação”, finaliza.  

Veja também: Polo Unit EAD Socorro: garantia de desenvolvimento e comodidade.

Compartilhe: