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Resgatando o passado: digitalização de documentos históricos na educação

Conheça a linha de pesquisa do estudante de Educação Física que resgata e preserva registros históricos da década de 80

às 20h49
Josué Santos Alves- Estudante de Educação Física da Unit
Josué Santos Alves- Estudante de Educação Física da Unit
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Em um mergulho no passado, o estudante do Programa de Pós-graduação em Educação (PPED) e graduando em Educação Física pela Universidade Tiradentes (Unit), Josué Santos Alves, se destaca por seu compromisso em resgatar e preservar registros históricos. Sua linha de pesquisa, focada na digitalização dos documentos da Escola Manoel Dionísio de Santana da década de 80, emerge como uma demanda essencial na contemporaneidade. 

Esta iniciativa, além de preservar memórias valiosas, promove a difusão do conhecimento, tornando-o acessível a uma audiência mais ampla. “O trabalho de digitalização de documentos nos órgãos públicos tem contribuído para a conservação de documentos históricos, assim como, ajuda na celeridade da difusão deles”, enfatiza Josué.

Os dados coletados revelam o esforço meticuloso de Josué e sua equipe, que inicialmente se dedicaram à digitalização das pastas dos professores e do departamento administrativo da Escola Manoel Dionísio de Santana. Esse processo minucioso representa um passo crucial na conservação de um legado educacional rico e diversificado.

A jornada acadêmica de Josué foi enriquecida pela Iniciação Científica, proporcionada pela Unit. “A Unit tem contribuído para a minha carreira acadêmica por meio da Iniciação Científica que me ajudou a conhecer os principais métodos para desenvolvimento de pesquisas científicas”, ressalta ele. 

Planos futuros

Essa formação sólida foi o alicerce que o impulsionou na busca pelo resgate e preservação da história educacional. Em relação aos seus próximos passos, Josué demonstra um compromisso genuíno com a educação e a sociedade. 

“Quero uma oportunidade para exercer a profissão de professor para colaborar com a sociedade por meio do conhecimento que adquiri na academia”, afirma. Quanto à carreira acadêmica, é um caminho que ele aspira seguir, consolidando sua atuação como um agente de transformação na área educacional.

Além do projeto de digitalização, Josué se envolve em uma pesquisa de doutoramento intitulada “Circulação de saberes e práticas educacionais e religiosas a partir da biblioteca do intelectual Júlio Andrade Ferreira”. Ele é vinculado ao Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais (GPHPE), onde colabora com outros pesquisadores na exploração de saberes que moldaram o campo educacional.

A trajetória de Josué Santos Alves é um testemunho do poder da pesquisa na preservação da história educacional e na formação de futuras gerações de educadores comprometidos com o legado do passado.

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