ESTUDE NA UNIT
MENU

Saiba mais sobre o Programa Voluntário de Iniciação Científica da Unit

O edital de Iniciação Científica deve ser disponibilizado entre os meses de abril e maio.

às 12h14
Compartilhe:

Com o objetivo de induzir, fortalecer e ampliar as atividades de pesquisa científica e tecnológica da Universidade Tiradentes, o Programa Voluntário de Iniciação Científica (Provic) vem incentivando novos talentos em todas as áreas do conhecimento. A iniciativa é voltada para estudantes de graduação da instituição de ensino e serve de incentivo à formação acadêmica. 

“Esse programa visa estimular o aluno a participar de pesquisas científicas, de desenvolver projetos de pesquisa da mesma forma que o estudante bolsista. A iniciativa fornece a oportunidade ao discente, que não foi contemplado com a bolsa de IC, executar o projeto de pesquisa da melhor forma possível”, comenta a professora Adriana Karla, coordenadora de Pesquisa da Unit.

“A Iniciação Científica pode despertar a vocação e o talento para ser um pesquisador no futuro, podendo assim facilitar o ingresso na carreira acadêmica, bem como proporciona o aprimoramento de habilidades e competências, como o compromisso, a responsabilidade e a visão crítica, tão importantes para a carreira profissional”, acrescenta. 

Nessa modalidade, o aluno voluntário dedica-se às atividades pertinentes ao programa voluntário de iniciação científica, conforme plano de trabalho definido por ele e pelo orientador.  

O próximo edital está previsto para ser divulgado entre os meses de abril e maio. “É importante para o aluno se preparar, porque ele precisa inicialmente encontrar um professor que trabalhe ou que tenha afinidade pela área de conhecimento na qual está interessado ou até mesmo procurar um projeto que já existe e do qual ele queira participar”, frisa a coordenadora. 

“Se você tem interesse em participar do programa de IC voluntária, precisa também estar atento à página da pesquisa porque o processo seletivo é o mesmo para os participantes que recebem bolsa”, finaliza.

Para outras informações, clique aqui.

Compartilhe: