V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Simpósio Brasileiro de Farmacognosia acontece em outubro

O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Farmacognosia, será realizado pela Universidade Tiradentes e Universidade Federal de Sergipe.

às 14h09
Compartilhe:

Com o objetivo de mostrar a importância da área no contexto da Farmacognosia atual e das Ciências Farmacêuticas, interagindo com a inovação e transferência de tecnologias, a Universidade Tiradentes (Unit) e a Universidade Federal de Sergipe apresentam o 13º Simpósio Brasileiro de Farmacognosia. O encontro, promovido pela Sociedade Brasileira de Farmacognosia, acontecerá de 12 a 15 de outubro, de forma on-line. 
“Esse simpósio é nacional e itinerante, cada edição é realizada em um local diferente do país. Sergipe tem a honra de realizar esta edição por meio da Universidade Tiradentes e da Universidade Federal de Sergipe. O encontro abrange estudos e discussões pautados no conhecimento e aplicação dos produtos da nossa biodiversidade. Farmacognosia é a área das Ciências Farmacêuticas que estuda os princípios ativos naturais, sejam de origem animal ou vegetal”, declara a professora do curso de Farmácia e do Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente da Unit, doutora Juliana Cardoso, que faz parte da comissão organizadora.
O evento aborda áreas de biotecnologia de produtos naturais, controle de qualidade de matérias-primas vegetais e fitoterápicos, estudos clínicos envolvendo produtos naturais, etnobotânica e etnofarmacologia e atividades biológicas destes produtos, in vitro, in vivo ou in silico. Além disso, o simpósio trará uma abordagem sobre isolamento e caracterização química de moléculas extraídas de produtos naturais, assim como discussões sobre tecnologia de fitoterápicos e fitocosméticos.
“O Brasil é o maior detentor de produtos naturais do mundo, com rica biodiversidade, que precisa ser estudada e explorada com profundidade e de maneira responsável. Ampliar os atores que pensam o crescimento da nossa nação com respeito à biodiversidade e às oportunidades sociais, ambientais, de saúde e econômicas que a biodiversidade oferece é de extrema relevância”, enfatiza a pesquisadora.
A programação busca dialogar com os princípios básicos da Farmacognosia e com os desafios postos para o futuro do estudo com produtos naturais. A cerimônia de abertura será realizada no dia 12 de outubro, às 19h, e as inscrições podem ser realizadas pelo site.

Compartilhe: