ESTUDE NA UNIT
MENU

TCC de egresso em Arquitetura e Urbanismo vence prêmio

João Raphael venceu o 5º Prêmio de TCC do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe com um projeto para o bairro Coroa do Meio.

às 12h42
O egresso em Arquitetura e Urbanismo, João Raphael, criou projeto para o bairro Coroa do Meio.
O egresso em Arquitetura e Urbanismo, João Raphael, criou projeto para o bairro Coroa do Meio.
Compartilhe:

Sob o título ‘Marina Urban Park: Ocupando o Vazio’, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes (Unit), João Raphael Macedo Ramos, foi o vencedor do 5º Prêmio de TCC do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe.

Para ele, participar do prêmio foi uma oportunidade de dar visibilidade ao projeto e ganhá-lo foi ainda mais importante. “Atribuo essa conquista a todo o esforço e tempo dedicado na concepção deste trabalho. Agradeço ao professor Gabriel Mendonça Franco, meu orientador que foi muito importante e essencial no processo de construção desse projeto. Ser escolhido e muito elogiado, sabendo que estava concorrendo com outros trabalhos excelentes dá uma sensação de dever cumprido, de realização pessoal”, contou.

João Raphael desenvolveu o desenho urbanístico de um espaço com projeto arquitetônico de restaurantes e uma marina de barcos, e projeto paisagístico levando em consideração normas e leis locais e nacionais. “A ideia geral do trabalho é auxiliar na promoção da qualidade de vida em Aracaju, por meio de um parque urbano ocupando um espaço com um potencial gigante, mas que é subutilizado. O título vem de uma consequência do espaço estudado e da proposta do trabalho, o parque urbano e a marina de barcos, dentro de um vazio urbano”, explicou ele.

O ponto de partida do projeto foi o conceito de ‘pertencimento da cidade’. A Arquitetura e Urbanismo preconiza que os habitantes devem estar presentes nos espaços públicos (ruas, praças e parques), praticando atividades físicas ou de lazer e contemplando as belezas locais. Para isso, o até então estudante estudou os tipos de parques já existentes em Aracaju e de outras cidades, como o Ibirapuera, em São Paulo. Também se baseou em estudos que indicam a importância dos parques para a manutenção da qualidade de vida nas cidades, além de um antigo projeto criado para a área.

“O meu projeto vem como uma conclusão ao projeto de urbanização da Coroa do Meio, feito pelo arquiteto Jaime Lerner na década de 70. Ele projetou um bairro autossuficiente com grandes vias, lotes para mansões e edifícios residenciais para suprir o déficit habitacional que existia em Aracaju naquela época. Mas, devido aos problemas que ocorreram, como o avanço das águas do Rio Sergipe e a construção da contenção de pedras, essa parte do projeto acabou não sendo concluída. Então, o meu TCC vem preencher essa lacuna em aberto na Coroa do Meio”, complementou o egresso.

Com a conclusão do projeto, João Raphael pensou em trazer uma nova área pública para Aracaju. “A proposta do parque vem para ser um espaço de contemplação, um espaço turístico, promovendo a atividade náutica por meio da marina, trazendo os barcos para dentro da cidade, podendo criar rotas turísticas pelo Rio Sergipe. Ser um espaço onde a pessoa queira passar o dia, tirar o horário do almoço para ir em um dos restaurantes à beira da marina, dar essa pausa no caos urbano que a gente vive”, 

Trajetória acadêmica

Como estudante, João Raphael participou de diversas atividades de extensão. Foi monitor acadêmico, participou duas vezes da Feira do Vestibular (Feivest) no estande do curso, organizou eventos como a Jornada de Arquitetura e também foi mentor do curso no Projeto Mentoria durante dois anos. Enquanto mentor, buscava sempre incentivar os mentorandos a aproveitarem todas as possibilidades oferecidas pela Unit.

E muito do que aplicou ao seu projeto foi aprendido durante a graduação. “A Unit proporciona um mundo de possibilidades para a complementação da graduação, eu sempre busquei participar ativamente das ações do curso e da universidade para expandir ao máximo minha participação durante os cinco anos. Aprendi muito, conheci novas pessoas e tive novas experiências. São coisas que agregam demais no conhecimento acadêmico, é algo que vem em paralelo com as aulas normais e no final, todas se encaixam. Sou muito grato a isso”, afirmou o egresso.

Formado em 2020, durante as restrições de atividades presenciais devido à pandemia de covid19, João Raphael está se preparando para fazer uma pós-graduação, pretendendo também fazer um mestrado e seguir a carreira acadêmica voltada para os estudos do planejamento e desenho urbano, e projetos arquitetônicos de grande escala.

 

Leia também: Egresso da Unit atua em uma das maiores agências de publicidade do mundo

Compartilhe: