ESTUDE NA UNIT
MENU

Transformação digital é tema de debate no Tiradentes Innovation Center

Realizado pela Unit e Eduinfo, o evento sobre transformação digital recebeu representantes de escolas filiadas à FENEN de Sergipe.

às 16h24
Compartilhe:

À convite da Universidade Tiradentes (Unit), representantes de escolas filiadas à Federação dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Sergipe (FENEN/SE), estiveram na tarde desta quinta-feira, 28, na arena do Tiradentes Innovation Center, campus Farolândia. O encontro teve como principal objetivo atualizar os gestores escolares sobre temas a exemplo da transformação digital, mercado educacional e processo de digitalização, bem como o uso do game minecraft em sala de aula. Durante a atividade houve ainda o lançamento inédito do Samsung Galaxy Book GO na região Nordeste. O evento foi realizado pela Unit em parceria com a Eduinfo Tecnologia Educacional. A atividade recebeu a parceria ainda da Samsung e Layers.

Participando da solenidade de abertura, o vice-presidente de Estratégia, Internacionalização e Inovação do Grupo Tiradentes, professor Domingos Machado, enalteceu a força e importância das tecnologias para a evolução mundial. Apresentando dados atualizados neste mês de julho, o professor mostrou que o planeta Terra possui 7.98 bilhões de pessoas, destas, pouco mais de 5 bilhões possuem aparelhos celulares, o que representa 66,9% de toda a população. Quando se refere ao acesso à internet, os números indicam que 5.03 bilhões de pessoas usufruem do sistema, o qual, em termos percentuais, representa 63,1%. Ao longo dos últimos meses, o tempo conectado diariamente equivale a 6h49.

“Estamos falando de um serviço que interliga as pessoas e permite que a humanidade esteja conectada na luta, por exemplo, de pandemias como esta da Covid-19. Foi através da transformação digital vivenciada ao longo dos últimos anos que conseguimos mais rapidamente ter acesso à informações técnicas, científicas, capazes de nos preservar contra a doença”, disse. Ainda de acordo com o professor, nos meses mais críticos da doença, ao menos 700 profissionais da educação, por intermédio da Unit, puderam ser capacitados para realizar aulas virtuais e não deixar que milhares de jovens colegiais sergipanos tivessem o calendário letivo integralmente suspenso.

“O acesso e uso destas tecnologias durante os dois primeiros anos da pandemia cresceu bastante. Seja pela busca diária de informações sobre a doença, como também – e isso eu destaco sempre -, para ter acesso a conteúdos escolares e acadêmicos. O dano educacional foi menor devido a estes aparelhos e sistema de internet”, enfatizou Domingos Machado. Os dados apresentados pelo professor indicam também que os aparelhos telefônicos são os mais utilizados – contabilizando mais de 55% do quantitativo geral -, seguido de computadores, com 38%. 

Anteriormente, o Centro de Inovação do Grupo Tiradentes já recebeu eventos para lançamentos de editais de fomento e iniciativas que promovam o empreendedorismo e à inovação, mas é a primeira vez que uma grande marca de tecnologia realiza o lançamento de um equipamento. Em 2019, vale lembrar, a Universidade Tiradentes (Unit), IES do Grupo Tiradentes, recebeu o evento da Maratona Unicef Samsung. Denis Bretel, representante da Samsung no evento, enalteceu que ao longo dos últimos anos a Unit se dispõe a estreitar as relações com empresas interessadas em impulsionar as atividades educacionais, científicas e tecnológicas em Sergipe e demais estados onde há campus da instituição.

“Temos desfrutado de uma parceria super positiva que vem se desdobrando há mais de cinco anos. Temos a plena convicção que estamos hoje dando mais um passo importante nessa construção que só faz agregar. Ganha a Samsung, a Universidade Tiradentes, as escolas, mas principalmente os estudantes; sejam eles colegiais ou universitários”, avaliou Bretel.

Compartilhe: