ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit entrega kits a alunos Pronatec

Mais de três mil kits serão entregues a alunos do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego dos campi e polos Unit que oferecerem os cursos Pronatec. Solenidade foi realizada no Teatro Tiradentes

às 17h11
Compartilhe:
Alunos do Pronatec/Unit participam de solenidade da entrega dos kits

Alunos do Pronatec/Unit participam de solenidade da entrega dos kits

Milhares de estudantes no Brasil integram atualmente o Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pelo Governo Federal há dois anos com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no País. Em Sergipe, a Universidade Tiradentes, a convite do Ministério da Educação (MEC), é uma das três instituições a ofertar seis cursos do Programa. E para ressaltar o compromisso com o Pronatec, é realizado nesta segunda-feira, 2 de dezembro, no Teatro Tiradentes, nos turnos manhã e tarde, a entrega dos kits aos alunos inscritos no Programa nos campi Aracaju, Estância, Propriá, Itabaiana; nos polos de Lagarto, Nossa Senhora da Gloria, Neópolis, Umbaúba, além da Faculdade Integrada Tiradentes, em Maceió, Alagoas.

Ao todo serão entregues 3.174 kits. O kit é composto por uma bolsa contendo os livros de Ética e Português Instrumental, disciplinas comuns a todos os cursos do Programa. A solenidade simbólica de entrega dos kits contou com a participação do reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, do diretor do Campus Aracaju Centro Geraldo Chagas Ramos, um dos professores do programa na instituição Marcos Vasconcelos e o gestor do Pronatec/Unit, Gracindo Andrade.

“Para o nosso Estado é muito importante porque temos outra forma de qualificar a mão de obra local. Permite a Unit pegar o seu conhecimento em capacitação profissional para parte da população que não tinha acesso ao curso superior para ter melhor condições de empregabilidade no mercado. Além disso, somos a única instituição com capacidade de qualificar mão de obra no interior, com condições de ampliar a oferta para outras cidades e Estados, a exemplo de Alagoas e Pernambuco”, ressalta o gestor do Pronatec/Unit, professor Gracindo Andrade.

Jéssica Carvalho representou alunos do curso técnico em Saúde Bucal

Jéssica Carvalho representou alunos do curso técnico em Saúde Bucal

O reitor da Universidade Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça destaca a importância da inciativa do Governo e incentiva os estudantes no Programa dando exemplos de sua própria trajetória profissional. “Atualmente, em determinadas profissões o Governo traz profissionais de outros Estados e País por falta de pessoas qualificadas. Considero estes estudantes privilegiados pela ação do Governo, que me encantou com esta iniciativa em dar uma profissão a esses alunos. É uma oportunidade ímpar. O mercado de trabalho está tão competitivo e difícil que se você não tiver uma qualificação, você não tem espaço”, destaca professor Uchôa em seu discurso.

CURSOS

Entre os cursos Pronatec ofertados na Universidade Tiradentes estão o de Saúde Bucal, Técnico em Edificações, Agente Comunitário de Saúde, Orientação Comunitária, Podologia e Informática, todos com duração entre doze e dezoito meses. A docente da disciplina Português Instrumental nos cursos de Saúde Bucal e Agente Comunitário do Pronatec, Erika Ramos, representou a equipe docente ao receber um dos livros durante a cerimônia. “É um apoio pedagógico a todo o trabalho que temos feito. Esses kits facilitará muito nosso trabalho em sala de aula”, confessa Erika.

Os alunos Jéssica Carvalho, Amanda Priscila, Anderson dos Santos e Alessandra Souza representaram os discentes dos cursos de Saúde e Bucal e Técnico em Edificações na solenidade. Para Jéssica é uma oportunidade de investir no próprio futuro. “Será muito proveitoso, além de trazer benefícios para minha carreira profissional”, afirma Jéssica, também estudante do curso de Educação Física na Universidade Federal de Sergipe – UFS.

A expectativa é que a Unit supere o quantitativo de quatro mil alunos no Pronatec. A partir de amanhã, 3 de dezembro, os kits serão entregues aos alunos de cada campi e polo que ofertam os cursos.

Compartilhe: