ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit formaliza termo de parceria com Diretoria de Educação

A parceria tem o intuito de viabilizar projeto do Education Lab que envolve arquitetura e educação para o desenvolvimento das escolas

às 21h08
Tiradentes Institute
Tiradentes Institute
Compartilhe:

Visando tornar a Diretoria Regional de Educação (DEA) uma das parceiras oficiais do programa Education Lab, no último dia 22, foi assinado o Termo de Parceria entre a Universidade Tiradentes, representada pela coordenadora de Relações Internacionais da unidade, Selen Ive Carneiro, e a Secretaria de Estado de Educação, do Esporte e da Cultura, por meio da DEA.

Disponibilizando o espaço da Escola Estadual Prof. Artur Fortes para as propostas de intervenção dos alunos selecionados pelo programa, que serão desenvolvidas ao longo dos próximos 10 meses, a escola deverá se beneficiar com as ideias de melhoria da educação na cidade de Aracaju. Além de uma bolsa de auxílio de custo,  os selecionados também ganharam uma viagem para Boston, uma das maiores referências internacionais em Inovação e Empreendedorismo, para que conheçam instituições que trabalham buscando solucionar problemas semelhantes podendo, assim, remodelar seu projeto a partir das experiências  em centros de excelência que possuem as melhores práticas.

De acordo com Selen Ive, os dois alunos escolhidos passaram por uma seleção prevista em edital que necessitava da proposição de dois desafios, direcionados para as respectivas áreas de Arquitetura e Urbanismo e da Educação. Os selecionados foram a aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo, Maria Paula Reis Barbosa, e o aluno egresso do PPG em Educação, Ícaro Franca Bastos.

“O objetivo do Programa é incentivar a criação de soluções direcionadas para implantação de  espaços, modelos educacionais e/ou outras intervenções que sejam multiplicáveis, de fácil  absorção e de alto impacto, através de um projeto que irá abarcar as áreas de Educação e  Arquitetura e Urbanismo. Isso gera internacionalização das práticas extensionistas e incentivo às práticas de inovação social”, explica. 

Sobre a parceria com a DEA, ela relata que é necessário ampliar os horizontes através da aproximação entre as áreas públicas e privadas que dividem os desafios da educação. “Dessa forma, a intenção é de que através desse projeto nós possamos construir um relacionamento com a DEA e posteriormente criar mais iniciativas relacionadas a integração dos nossos alunos com os desafios reais da educação básica de Aracaju”.

Sandra Amorim, representante da DEA, reitera: “Estaremos compartilhando conhecimentos e experiências com um olhar pedagógico voltado para um projeto de arquitetura escolar, cujo objetivo é implantar espaços de criatividade planejados a partir de uma proposta educacional que oportunize o desenvolvimento integral dos estudantes. Importante ressaltar que o resultado dessa parceria será uma proposta que seja multiplicável, de fácil absorção e de alto impacto para a comunidade escolar, unindo a arquitetura e a educação. Estou certa de que o resultado desta parceria trará uma contribuição muito significativa para a rede estadual de ensino”, compreende Sandra. 

 

Leia Mais:

Aos dois anos, Tiradentes Innovation Center é sucesso no ramo das startups

 

Compartilhe: