ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit participa da 12ª Feira de Artesanato e Confecções de Tobias Barreto

O evento buscou incentivar a produção de peças artesanais produzidas pelos moradores do município

às 21h17
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit) do polo de Tobias Barreto (SE) esteve presente na XII Feira de Artesanato e Confecções de Tobias Barreto (Factob), a maior da região centro-sul sergipana. O evento que aconteceu durante os dias 29 de abril a 01 de maio buscou incentivar a produção e a comercialização de peças produzidas pelos munícipes. 

A participação da Unit EAD na Factob evidencia a importância e o apoio das instituições de ensino para a valorização das tradições locais, como afirma o prefeito da cidade, Dilson de Agripino: “A Unit, presente aqui na 12ª Factob, nos dá a alegria de saber que Tobias Barreto está no caminho certo, tendo a parceria com a Instituição, que vai ajudar a formar os filhos tobienses, não só de Tobias mas das regiões vizinhas de Sergipe e da Bahia”.. 

O prefeito também pontua a importância da Unit em facilitar o acesso à educação por meio dos cursos a distância, já que a instituição está há 10 anos na cidade contribuindo para o desenvolvimento local e regional. “A Unit em Tobias Barreto partilha a capacidade que ela tem nos cursos aqui na nossa cidade e em outras regionais”, finaliza.

Factob deste ano foi uma correalização do Sebrae com a Prefeitura de Tobias Barreto, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Trabalho. 

Por fazer parte da cultura e da economia sergipana, Tobias Barreto hoje é reconhecida por lei como a capital dos bordados. A gestora do polo EAD da Unit em Tobias Barreto, Ana Paula Correia, fala sobre a importância do evento para a comunidade e para a economia local. “Aqui se trabalha muito tanto o bordado a mão, como o da máquina. Então se tornou algo cultural, em termos de passar de pai para filho todo o conhecimento, como também o sustento dessas famílias que trabalham com isso”, pontua. 

A cidade que é o sétimo município mais populoso do estado de Sergipe, atualmente possui o título de ‘Capital Sergipana dos Bordados’, dado através do projeto de Lei (PL) 210/2019 aprovado pela Assembleia Legislativa e pelo governador Belivaldo Chagas. A produção e comércio dos bordados na cidade de Tobias Barreto teve incremento a partir da década de 70. Peças bordadas com pontos: Cruz, Cheio, Matiz, Crivo, Richelieu e Labirinto trabalhados em tecidos como cambraia, linho e algodão, são responsáveis pelo desenvolvimento econômico da cidade, gerando empregos, turismo comercial e premiações para Tobias Barreto e seus moradores.

Polo Unit EAD em Tobias Barreto

A Unit, instituição que reconhece a importância da cultura e de todos os benefícios gerados por ela em um município, está presente na cidade de Tobias Barreto há 10 anos com o polo de Educação a Distância (EAD), que possui laboratório de informática, salas de aula, biblioteca, área de leitura e de lazer, distribuídos em cursos 100% online e semipresencial. 

Dentre os cursos oferecidos estão Administração, Análise de Desenvolvimento, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos, Serviço Social, Coaching e Mentoring, Comércio Exterior, Design Educacional, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Escrita Criativa, Gestão de Qualidade, Gestão Financeira, Logística, Marketing, Mídias Digitais, Pedagogia, Segurança da Informação, Gerontologia e Bem-Estar, Trade de investimentos e Empreendedorismo Digital.

O polo EaD da Unit em Tobias Barreto conta com mais de 530 profissionais já formados e fica localizado na Avenida Prefeito Dr. José Airton de Andrade, 1720 – Centro.

Compartilhe: