ESTUDE NA UNIT
MENU

Você já ouviu falar em estresse financeiro? Saiba como lidar com ele

Mal estar, ansiedade, irritabilidade; esses são alguns sintomas do chamado estresse financeiro, que pode criar até problemas de saúde

às 11h55
Cada vez mais pessoas dizem sofrer com o sentimento de pressão provocado pela gestão do próprio dinheiro, chamado de estresse financeiro (Unsplash)
Cada vez mais pessoas dizem sofrer com o sentimento de pressão provocado pela gestão do próprio dinheiro, chamado de estresse financeiro (Unsplash)
Compartilhe:

Você já ouviu falar em estresse financeiro? Esse é um problema que tem acarretado cada vez mais pessoas, as quais sofrem com o sentimento de pressão provocado pela gestão do próprio dinheiro. É bem verdade que nem sempre é simples equilibrar a balança entre o que se ganha e as contas a pagar. O fato é que os impactos da preocupação com a saúde financeira acabam gerando problemas de saúde físicos e mentais. 

Esse sentimento de pressão causado pelo dinheiro é chamado de estresse financeiro. Os impactos se espalham tanto pela saúde física como pela produtividade no trabalho e nas relações pessoais. Sensação de mal estar, ansiedade, irritabilidade e perda do sono são alguns dos sintomas relatados por três em cada quatro brasileiros ouvidos por uma pesquisa realizada pela fintech Onze. Os entrevistados disseram ter o dinheiro como sua principal preocupação pessoal. 

O levantamento ouviu 1.603 pessoas, todas elas trabalhadoras remuneradas em regime CLT. Cobrir os gastos e ainda poupar dinheiro é uma tarefa realizada por apenas 17,8% dos entrevistados. Já 42,7% disseram que a renda atual cobre os gastos, mas não permite que reservas sejam feitas.  Outros 33,7% confidenciaram que os gastos são maiores que a renda mensal. As preocupações com o dinheiro afetam, inclusive, o desempenho no ambiente de trabalho. Foi o que afirmaram 30,6% dos trabalhadores ouvidos pela pesquisa. 

Mas, como lidar com o estresse financeiro? A resposta, segundo o professor Marco André, coordenador pedagógico dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas), está na disciplina

“Não há segredo para se ter uma boa saúde financeira. O primeiro passo para evitar transtornos como o estresse financeiro é ter disciplina para gerir a própria renda. Separar uma ou duas horas por semana para pensar nas obrigações financeiras em cada área da vida já pode ser um bom início. Organização é a chave para manter as contas em dia e a balança das finanças equilibrada, evitando assim, preocupações com as finanças”, orienta. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: