Napps

O Que é o Napps?

Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial, atende alunos e colaboradores com Deficiências, Síndromes, Transtornos, etc., ou vivenciam situações de conflito que interferem no processo de aprendizagem e/ou nas relações sociais e comunitárias.

Onde Funciona?

Em Aracaju – Campus Farolândia – 2º. Piso da Biblioteca Jacinto Uchoa;

Campus Estância, Itabaiana e Propriá – Sala CAEPSS/Napas

Horários de Funcionamento

Campus Aracaju Farolândia – Das 7:12 às 22h

Campus Aracaju Centro – Encaminhado para o campus Farolândia.

Campus Estância, Itabaiana e Propriá – Consultas horários e agendamentos com a Assistente Acadêmica.

Equipe Profissional

01 Assistente Social (Coordenadora)

01 Auxiliar Administrativo

01 Assistente Administrativo

02 Psicólogas

01 Psicopedagogo

04 Intérpretes de Libras

02 Ledor/Transcritor

Atividades de Acessibilidade e Inclusão

De acordo com o Decreto No.5.296 de 2 de dezembro de 2004 Acessibilidade “condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida”

Para atender esse dispositivo, desenvolve as seguintes ações:

  • Elabora, aplica, tabula e analisa a Ficha Perfil do Aluno Ingressante, de forma a perceber situações em que o discente necessite atendimento/acompanhamento especializado;

  • Produz materiais informativos referentes a acessibilidade e inclusão

  • Disponibiliza espaços adequados ao atendimento dos discentes, seja psicológico, psicopedagógico, de tutoria e monitoria;

  • Amplia textos e material didático para alunos com Baixa Visão;

  • Acompanha as Tutorias;

  • Recebe relatórios de Monitoria;

  • Disponibiliza Intérprete de Libras para os alunos Surdos;

  • Acompanha alunos que necessitam fazer provas no Napas;

  • Propõe ações que envolvem a eliminação de barreiras físicas, arquitetônicas, comunicacionais, atitudinais e metodológicas;

  • Encaminha alunos, colaboradores e familiares a rede de serviços da instituição, a exemplo da Clínica de Psicologia e Núcleo de Práticas Jurídicas e/ou rede externa como CAPS, DAGV, Conselho Tutelar, Conselhos de Direito, CRAS, etc.

Público Alvo

Alunos e colaboradores e a depender da situação seus familiares

O que é oferecido a Pessoa Cega ou com baixa Visão?

  • Disponibilização de Laptop adaptado com DosVox, Jaws e programa de tela de contraste para realização de atividades de M.E. e Avaliações;

  • Disponibilização de computador adaptado com DosVox, Jaws e programa de tela de contraste para realização de atividades de M.E. e Avaliações, em sala do Npps;

  • Disponibilização de TV, Computador com Scaner, Régua, Lupa áudio livros e livros em Braill

O que é oferecido para pessoas surdas?

  • Acompanhamento de Intérprete de Libras nas avaliações presenciais e durante as aulas em atividades intra e extra muros;

O que é oferecido ao deficiente locomotor ou com mobilidade reduzida

  • Disponibilização de recursos de mobilidade dentro da Universidade

O que é oferecido a aluno com deficiência intelectiva, Síndrome ou Transtornos?

  • Condução de reuniões de orientação com Colegiados de Cursos, Núcleos Docentes Estruturantes – NDE’s e professores que tenham em suas salas de aula alunos com deficiências, síndromes, transtornos, etc, propondo adaptações metodológicas, bem como recursos de acessibilidade;

Como ter acesso aos serviços?

Telefone: (79) 3218 2270 Apenas ligação.

Telefone: (79) 3218-2170 Ligação e WhatsApp.

E-mail: Napps@unit.br