Napps
O Que é o Napps?
Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial, atende alunos e colaboradores com Deficiências, Síndromes, Transtornos, etc., ou vivenciam situações de conflito que interferem no processo de aprendizagem e/ou nas relações sociais e comunitárias.
Onde Funciona?
Em Aracaju – Campus Farolândia – 2º. Piso da Biblioteca Jacinto Uchoa;
Campus Estância, Itabaiana e Propriá – Sala CAEPSS/Napas
Horários de Funcionamento
Campus Aracaju Farolândia – Das 7:12 às 22h
Campus Aracaju Centro – Encaminhado para o campus Farolândia.
Campus Estância, Itabaiana e Propriá – Consultas horários e agendamentos com a Assistente Acadêmica.
Equipe Profissional
01 Assistente Social (Coordenadora)
01 Auxiliar Administrativo
01 Assistente Administrativo
02 Psicólogas
01 Psicopedagogo
04 Intérpretes de Libras
02 Ledor/Transcritor
Atividades de Acessibilidade e Inclusão
De acordo com o Decreto No.5.296 de 2 de dezembro de 2004 Acessibilidade “condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida”
Para atender esse dispositivo, desenvolve as seguintes ações:
-
Elabora, aplica, tabula e analisa a Ficha Perfil do Aluno Ingressante, de forma a perceber situações em que o discente necessite atendimento/acompanhamento especializado;
-
Produz materiais informativos referentes a acessibilidade e inclusão
-
Disponibiliza espaços adequados ao atendimento dos discentes, seja psicológico, psicopedagógico, de tutoria e monitoria;
-
Amplia textos e material didático para alunos com Baixa Visão;
-
Acompanha as Tutorias;
-
Recebe relatórios de Monitoria;
-
Disponibiliza Intérprete de Libras para os alunos Surdos;
-
Acompanha alunos que necessitam fazer provas no Napas;
-
Propõe ações que envolvem a eliminação de barreiras físicas, arquitetônicas, comunicacionais, atitudinais e metodológicas;
-
Encaminha alunos, colaboradores e familiares a rede de serviços da instituição, a exemplo da Clínica de Psicologia e Núcleo de Práticas Jurídicas e/ou rede externa como CAPS, DAGV, Conselho Tutelar, Conselhos de Direito, CRAS, etc.
Público Alvo
Alunos e colaboradores e a depender da situação seus familiares
O que é oferecido a Pessoa Cega ou com baixa Visão?
-
Disponibilização de Laptop adaptado com DosVox, Jaws e programa de tela de contraste para realização de atividades de M.E. e Avaliações;
-
Disponibilização de computador adaptado com DosVox, Jaws e programa de tela de contraste para realização de atividades de M.E. e Avaliações, em sala do Npps;
-
Disponibilização de TV, Computador com Scaner, Régua, Lupa áudio livros e livros em Braill
O que é oferecido para pessoas surdas?
- Acompanhamento de Intérprete de Libras nas avaliações presenciais e durante as aulas em atividades intra e extra muros;
O que é oferecido ao deficiente locomotor ou com mobilidade reduzida
- Disponibilização de recursos de mobilidade dentro da Universidade
O que é oferecido a aluno com deficiência intelectiva, Síndrome ou Transtornos?
- Condução de reuniões de orientação com Colegiados de Cursos, Núcleos Docentes Estruturantes – NDE’s e professores que tenham em suas salas de aula alunos com deficiências, síndromes, transtornos, etc, propondo adaptações metodológicas, bem como recursos de acessibilidade;
Como ter acesso aos serviços?
Telefone: (79) 3218 2270 Apenas ligação.
Telefone: (79) 3218-2170 Ligação e WhatsApp.
E-mail: Napps@unit.br